Obra vencedora do I Prêmio Literário Demócrito Rocha celebra Juazeiro do Norte
Livro "Romanceiro Juazeirense em duplas jornadas" une tradição e modernidade em poesias sobre o imaginário de Juazeiro e sua população
Um livro nascido de uma honrada intimação: em 2009, o escritor Émerson Cardoso foi questionado por Ariano Suassuna se existia algum romanceiro sobre Juazeiro do Norte, cidade natal de Émerson. Ao responder a pergunta com incerteza, Suassuna logo indicou: “Pois pronto! Você não disse que é metido a poeta? Escreva um romanceiro sobre a sua cidade!". Dito e feito.
Nascia, assim, “Romanceiro Juazeirense em duplas jornadas”, obra ganhadora da categoria Poesia do I Prêmio Literário Demócrito Rocha, em 2024. O concurso integra o Projeto Palco Vida & Arte, iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e das Edições Demócrito Rocha (EDR).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A publicação começou a ser produzida em 2012, sendo, desde então, escrita e reescrita por Émerson. A obra vencedora do prêmio é composta pelos romanceiros “Romanceiro do Horto” e “Romanceiro do Reisado” e integra um conteúdo ainda maior: a segunda parte do livro "Romanceiro do Norte Juazeiro", formado por três partes de vários poemas dedicados à história, à memória e ao imaginário da cidade.
“A cidade de Juazeiro do Norte está em mim com tal intensidade que eu decidi escrever um livro de poesia para homenageá-la. Desejo tornar os valores identitários de minha terra natal conhecidos e, sobretudo, quero dizer que a poesia permanece viva e precisa de acolhimento, compartilhamento e apreciações sensíveis, tendo em vista que o "mundo", por vezes, retira de nós o direito à contemplação do que é belo”, reflete Émerson.
Estilo escolhido pelo autor, o "romanceiro" é um conjunto de "romances”. Na poesia, o gênero, de origem ibérica, tem a base centrada no uso de alguns componentes formais, como redondilha maior, musicalidade e rimas; e conteudísticos, com a construção narrativa em versos. Ainda que apaixonado pela tradição da poesia rimada e metrificada, Émerson não deixa de se reinventar.
“Pensei em trazer tradição e modernidade para essa poesia. Busco reunir no livro textos que apresentam aparente obediência à forma quando, em verdade, se rebelam quando o fazem com um olhar sensível ao que é experimento, reconfiguração conteudístico-formal e renovação da linguagem”, explica.
Para o escritor, o Projeto Palco Vida & Arte cria espaço de valorização das tradições populares, abre caminhos para autores contemporâneos divulgarem seus trabalhos e dá oportunidade de publicação e divulgação de livros de artistas cearenses.
“Receber o I Prêmio Literário Demócrito Rocha foi algo gratificante demais para minha vida literária. É a legitimação de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos e que, com esse prêmio, alcança um novo horizonte de possibilidades”, destaca.
Sobre o Projeto Palco Vida e Arte
O Palco Vida & Arte nasceu com o propósito de fomentar a cultura através da aproximação do público com as obras e artistas do Ceará, levando em conta os benefícios que a arte e a cultura conferem ao bem-estar geral das pessoas e entendendo que a cultura é um dos principais elementos que constituem a identidade do indivíduo e sua inserção em uma comunidade ou nação.
Na quinta edição da iniciativa, o “Palco Vida & Arte: Letras e Livros” apresentou lives e programas de TV sobre a produção literária cearense, um caderno especial, matérias com gestores públicos, escritores e editoras e o I Prêmio Literário Demócrito Rocha. Confira os ganhadores de cada categoria:
Categoria Poesia
Romanceiro Juazeirense em duplas jornadas
Autor: Émerson Cardoso
Categoria Ensaio
Comida de encanto
Autora: Thamyres de Souza
Categoria Prosa
Açudes
Autor: Lúcio Flávio Gondim
LEIA MAIS | Regionalismo e modernidade cearenses se encontram em obra ganhadora do I Prêmio Literário Demócrito Rocha
