I Prêmio Demócrito Rocha de literatura anuncia três vencedores nas categorias: poesia, prosa e ensaio social
O Palco Vida&Arte de 2024 lançou o I Prêmio Demócrito Rocha de literatura e premiou três categorias: poesia, prosa e ensaio social. Confira mais sobre o projeto
O Palco Vida & Arte nasceu com o propósito de fomentar a cultura através da aproximação do público com as obras e artistas do Ceará, levando em conta os benefícios que a arte e a cultura conferem ao bem-estar geral das pessoas e entendendo que a cultura é um dos principais elementos que constituem a identidade do indivíduo e sua inserção em uma comunidade ou nação. Pode-se ainda dizer que o fomento e reconhecimento da produção cultural de uma localidade estimula o sentimento de pertença e autoestima das pessoas, além de promover a capacidade de questionar, analisar e interpretar o mundo ao seu redor, estimulando o pensamento crítico e a inovação.
Com coordenação geral de Valéria Xavier, a iniciativa entende a arte como vetor fundamental para o desenvolvimento social e humano. Nesta quinta edição, o “Palco Vida & Arte: Letras e Livros” coloca a literatura cearense sob os holofotes e celebrou os escritores do Estado com a realização de uma série de lives e programas de TV sobre a produção literária cearense e os desafios do setor. Além disso, promoveu o I Prêmio Literário Demócrito Rocha, com o objetivo de valorizar a produção de obras temáticas sobre a cultura do Ceará. “Entendo o Palco Vida & Arte como uma relevante plataforma para a valorização e promoção de artistas cearenses, tanto de artistas já consolidados quanto de talentos emergentes. À medida que valoriza e dá visibilidade à diversidade e à riqueza das expressões artísticas regionais, o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural do Estado”, avalia Valéria. Sempre fomentando a cultura ao longo dos anos, o projeto já realizou shows, mostras de fotografia, visitas guiadas em museus, contações de história, concurso de artes visuais e integração da população com áreas verdes de Fortaleza. Agora com foco na literatura cearense, a coordenadora geral do Palco Vida & Arte aponta a cena local rica, diversificada e cheia de grandes escritores e obras marcantes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para Valéria, a literatura contemporânea do Ceará vive um momento excelente, com autores ganhado cada vez mais destaque nacional. “Um exemplo é a Socorro Acioli que, em 2023, emplacou o livro mais vendido da mais importante feira literária do País, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Outros destaques são Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti 2018, e Stênio Gardel, vencedor do National Book Awards, dos EUA. Somos berço de José de Alencar, Rachel de Queiroz e Patativa do Assaré, então, abrir espaço no Palco Vida&Arte para autores cearenses é uma alegria imensa”, destaca.
Nesse sentido, as premiações do Palco Vida & Arte incentivam a excelência artística ao reconhecer o talento e o esforço dos participantes. Motivando os artistas e atraindo a atenção de empresários do setor cultural e do público em geral, o projeto desempenha um papel crucial na formação de plateias e no acesso à cultura, além de colaborar para o desenvolvimento sustentável do setor cultural cearense. “O que pudemos constatar nas obras inscritas no I Prêmio Literário Demócrito Rocha é o grande momento que vive a literatura do Ceará e a maturidade de seus autores. As obras vencedoras nos convidam a uma jornada por várias facetas da cultura cearense”, conclui Valéria.
A premiação conta com três categorias: poesia, prosa e ensaio social, além dos critérios principais de domínio técnico-literário, inserção no eixo temático de cultura popular cearense e contribuição social. Após passar pela curadoria da gerente da EDR, Lia Leite, e do escritor Atilio Bergamini, foram escolhidas 30 obras para serem julgadas pelos respectivos jurados de cada categoria. O vencedor de cada gênero recebeu R$ 3.000 em direitos autorais, além da publicação de um livro com a obra vencedora com tiragem de 1.000 exemplares e um audiobook. “O Prêmio foi pensado para abrir espaço para as narrativas da oralidade e das tradições nordestinas, quilombolas, indígenas e ciganas. Essas tradições vão se perdendo se não tivermos um registro escrito. A priori, elas são passadas de geração em geração, mas nem sempre isso acontece, porque há muitos processos de avanço de culturas hegemônicas sobre culturas populares. Quando trazemos essa valorização, fazemos um movimento contra-hegemônico para afirmar a cultura popular cearense”, destaca Lia.
Confira a lista dos livros vencedores do I Prêmio Literário Demócrito Rocha!
Categoria POESIA
Romanceiro Juazeirense em duplas jornadas
Autor: Émerson Cardoso
Categoria PROSA
Açudes
Autor: Lúcio Flávio Gondim
Categoria ENSAIO
Comida de encanto
Autora: Thamyres de Souza
Acesse os demais conteúdos do Palco Vida&Arte em:
https://fdr.org.br/palcovidaearte/
