Praia do Futuro, Parque do Cocó, Dunas da Sabiaguaba e mais: conheça destaques da Regional 7
SR7 é formada por 11 bairros e se destaca pela área verde, pelas praias e grandes equipamentos de educação, cultura e comércioUma das regiões com mais belas paisagens naturais da Cidade, a Regional 7 reúne praias, dunas e um dos maiores parques urbanos da América Latina, além de possuir diversos equipamentos relacionados ao desenvolvimento econômico e cultural de Fortaleza, como o Centro de Eventos do Ceará, o shopping Iguatemi Bosque e o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Como parte do projeto multimídia "Nossos Bairros, Nossa Fortaleza", confira a seguir alguns dos principais destaques de cada um dos 11 bairros da SR7.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
CIDADE 2000
Construído em 1970, o bairro Cidade 2000 foi criado para funcionar como uma espécie de cidade-dormitório para os trabalhadores do entorno, com várias pequenas casinhas, todas no mesmo padrão. Hoje, o bairro se desenvolveu e conta com todos os tipos de comércios e serviços, além de ter uma praça central que leva o nome do bairro e chama atenção pela diversidade de opções gastronômicas.
COCÓ
O principal atrativo do bairro, que tem ampla extensão residencial, mas também comércio bem desenvolvido, é o Parque Estadual do Cocó. Maior parque urbano da América Latina, o espaço possui uma área de 1.575 hectares e nasceu através da luta de ambientalistas, que queriam uma região na Cidade que mantivesse a natureza preservada. Além das belezas naturais, o parque também recebe eventos culturais e esportivos, conta com anfiteatro e diversas opções de trilhas e passeios.
EDSON QUEIROZ
Também conhecido como Seis Bocas ou Água Fria, o Edson Queiroz é o maior bairro de Fortaleza. Entre os destaques do bairro estão o Fórum Clóvis Beviláqua, a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro de Eventos do Ceará e o shopping Iguatemi Bosque, um dos mais movimentados da Capital. O bairro também é lar da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), uma organização sem fins lucrativos que atua para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
GUARARAPES
O bairro Guararapes é um bairro de pequena extensão territorial, mas bem valorizado pela localização privilegiada em relação a pontos-chave da Cidade. Antigamente conhecido como Mata do Cocó, seu desenvolvimento se beneficiou da proximidade com o shopping Iguatemi e a Unifor. É lá que está localizada a sede da Organização dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).
LUCIANO CAVALCANTE
O bairro cujo nome homenageia o engenheiro que realizou a primeira obra de infraestrutura da região surgiu em 1968. A região possui alto fluxo de pessoas durante todo o dia, por meio da avenida Washington Soares, uma das principais da Cidade, o que contribuiu para o desenvolvimento da região. A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) está sediada neste bairro, na rua Dr. Thompson Bulcão.
MANOEL DIAS BRANCO
Antes conhecido como Dunas, o bairro Manoel Dias Branco é dono de uma das vistas mais bonitas de Fortaleza. Atualmente, é considerado um bairro de classe alta, por ter muitos casarões e condomínios fechados, e é um dos principais pontos de acesso à Praia do Futuro. O nome da localidade homenageia o empresário fundador da Padaria Imperial, que viria a ser ampliada e se tornar a empresa M. Dias Branco.
PRAIA DO FUTURO I E II
Batizado com o nome de uma das praias mais famosas do Brasil, o bairro Praia do Futuro, na realidade, se divide em duas regiões. O Praia do Futuro I é um bairro à beira-mar, cujo principal atrativo é a orla e as barracas de praia com estrutura, boas opções gastronômicas e realização de eventos. Outro destaque da região é o Instituto Povo do Mar (IPOM), organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da educação, do esporte, da arte e da tecnologia.
A Praia do Futuro II é uma continuação da Praia do Futuro I. Costuma ter a faixa de areia mais vazia, mas, mesmo assim, o bairro também é bastante movimentado por banhistas e turistas e tem como principais pontos as barracas Chico do Caranguejo e Terra do Sol. É na segunda parte do bairro que há o encontro do mar com o Rio Coaçu e a região do Caça e Pesca.
SABIAGUABA
Um dos bairros mais isolados da Cidade, a Sabiaguaba é conhecida pelas grandes belezas naturais, com suas praias e o Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba. Hoje o local conta com movimentação maior devido aos restaurantes da região, como o Complexo da Sabiaguaba, e ao pôr do sol visto de cima das dunas, que se tornou ponto de encontro de moradores e turistas.
SALINAS
O Salinas é um bairro que surgiu após o fim da exploração de sal na região do Cocó e leva no nome essa conexão. A região é tomada quase inteiramente pelo manguezal do Parque Ecológico do Cocó e começou a ter seus primeiros residentes na década de 1970. Entre os destaques do bairro está a região perpassada pela avenida Rogaciano Leite, próxima a universidades, shoppings e polo comercial da região. É no Salinas que também está o Lar Francisco de Assis, organização de assistência social a idosos em situação de vulnerabilidade que atua de forma multidisciplinar.
SAPIRANGA
A Sapiranga é um bairro localizado na parte Leste de Fortaleza e é marcado pelo contraste social. Por um lado, há grandes casarões e condomínios de alto padrão, por outro, grande concentração de favelas. Também conhecido como Coité, o bairro cresceu ao redor da Lagoa da Sapiranga e tem, hoje, como principal ponto de referência o shopping Via Sul, que tornou o local ainda mais autossuficiente.
Para conhecer mais histórias sobre a Regional 7, leia o caderno especial do projeto “Nossos Bairros, Nossa Fortaleza” neste link.
SERVIÇO
Projeto Nossos Bairros, Nossa Fortaleza
O projeto multimídia “Nossos Bairros, Nossa Fortaleza - Mapeamento Econômico, Humano e Afetivo da cidade de Fortaleza” apresenta, numa abordagem jornalística-etnográfica não convencional, as principais características e potencialidades de cada um dos 121 bairros da Capital.
A primeira etapa do projeto resultou em 12 cadernos com reportagens especiais sobre as 12 Regionais. A segunda etapa, que lança um olhar mais amplo sobre Fortaleza, sua cartografia e patrimônio, será publicada em formato de livro pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). O material será lançado em dezembro deste ano, nas versões impressa e digital. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
"Nossos Bairros, Nossa Fortaleza" é uma realização da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza.