Regional 5: valorização da arte, do esporte e do bem-estar comunitário
Em Fortaleza, os cinco bairros da SR5 se destacam por atividades de caráter social, cultural e comunitárioA Regional 5 de Fortaleza tem poucos bairros, mas grande importância territorial, cultural e social. Lá se encontram diversas associações, equipamentos e espaços de convivência voltados para atividades que valorizam as potencialidades dos moradores. Coincidindo com o título da secretaria, são apenas cinco os bairros que formam o agrupamento: Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Bonsucesso e Siqueira. Como parte do projeto multimídia "Nossos Bairros, Nossa Fortaleza", confira a seguir alguns dos destaques de cada um.
Localizado na região Sudoeste de Fortaleza, o Bom Jardim faz divisa com quase todos os bairros da SR5, com exceção do Bonsucesso. Segundo relatos de moradores mais antigos, a ocupação do bairro começou no início da década de 60, onde anteriormente havia uma grande fazenda loteado pelo empresário João Gentil. Entre os destaques do bairro, há o Movimento Saúde Mental, instalado pelo padre Rino Bonvini na década de 90, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade até hoje.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda no Grande Bom Jardim, oficialmente registrado como pertencente ao território do bairro Granja Lisboa, há o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento do Governo do Estado voltado para promover e ampliar atividades culturais e sociais e potencializar o fazer artístico da população local. O bairro também conta com a Associação Sociocultural Bom Jardim e o Instituto Katiana Pena, também voltados para ações que promovem desenvolvimento sociocultural.
Também pertencente ao Grande Bom Jardim, a Granja Portugal tem na Praça da Juventude e em sua Areninha grandes pontos de encontro dos moradores da região. Há também, no bairro, intensa atuação dos habitantes em prol de atividades sociais, a exemplo da Associação de Moradores do Parque Ribeiro, da Organização Solidária de Granja Portugal, da Associação Queira Bem e do Espaço Geração Cidadã de Arte e Cultura.
Banhado pelo rio Maranguapinho, o Bonsucesso abriga também a sede da Secretaria Regional 5, equipamento administrativo responsável por organizar as demandas da região. O bairro tem, entre suas personalidades ilustres, o cantor e compositor Messias Holanda, autor da música "Pra tirar coco". Outro destaque da região é o Instituto Educa Mais Esporte, que foca no protagonismo por meio de atividades desportivas e estimular qualificação e geração de renda.
Já o Siqueira está na divisa entre Fortaleza e Maracanaú, e conta com avenidas importantes que conectam a cidade como a Osório de Paiva e a Presidente Costa e Silva. Também é lá que está localizado o Aeródromo Feijó e importantes organizações de atividade social, a exemplo do Instituto SOS Periferia, da Casa Transformar, do Quintal Cultural Dona Francisca e do Abrigo São Lázaro.
Para conhecer mais histórias sobre a Regional 5, leia o caderno especial do projeto “Nossos Bairros, Nossa Fortaleza” neste link.
SERVIÇO
Projeto Nossos Bairros, Nossa Fortaleza
O projeto multimídia “Nossos Bairros, Nossa Fortaleza - Mapeamento Econômico, Humano e Afetivo da cidade de Fortaleza” apresenta, numa abordagem jornalística-etnográfica não convencional, as principais características e potencialidades de cada um dos 121 bairros da Capital.
A primeira etapa do projeto resultou em 12 cadernos com reportagens especiais sobre as 12 Regionais. A segunda etapa, que lança um olhar mais amplo sobre Fortaleza, sua cartografia e patrimônio, será publicada em formato de livro pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). O material será lançado em dezembro deste ano, nas versões impressa e digital. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
"Nossos Bairros, Nossa Fortaleza" é uma realização da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza.