Cultura, conexões e negócios: saiba mais sobre os destaques da Regional 4
Região é formada por 13 bairros, dentre eles o Aeroporto
09:09 | Nov. 28, 2022
Assim como a Regional 3, a Regional 4 é um território de passagens e conexões entre fortalezenses de todas as áreas da Capital e também turistas de outros estados e países. Isso porque é nela que estão localizados os terminais do Siqueira e da Parangaba e o Aeroporto Internacional Pinto Martins – além de diversas avenidas importantes de Fortaleza, como Borges de Melo, Expedicionários, General Osório de Paiva, Domingos Olímpio e Aguanambi.
São 13 os bairros que formam a R4: Aeroporto, Bairro de Fátima, Benfica, Bom Futuro, Damas, Itaoca, Jardim América, José Bonifácio, Montese, Parangaba, Parreão, Vila Peri e Vila União. Lá estão localizados pontos que se destacam na Cidade, passando por segmentos como cultura, educação, esporte, varejo, comunicação e muito mais.
O Benfica é um dos bairros que reúne um pouco de tudo: possui um grande marco esportivo, o Estádio Presidente Vargas; é lar da reitoria e de um dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC); e também é conhecido como o bairro boêmio da Capital, por seus barzinhos, restaurantes, praças e espaços multiculturais - a exemplo da Praça da Gentilândia, onde ocorrem diversos festejos de Carnaval. Ainda é casa do Museu de Arte da UFC (Mauc), um dos grandes acervos da Capital, com cerca de sete mil obras artísticas.
Outros bairros, como o de Fátima, Montese e José Bonifácio têm forte apelo comercial. Neles há diversos acessos para o Centro de Fortaleza, grandes avenidas e um comércio pulsante, com opções de lojas, espaços gastronômicos, bancos e serviços, entre outros. No José Bonifácio também está localizado o Grupo de Comunicação O POVO, próximo a um dos cruzamentos mais movimentados da Cidade.
A Parangaba também conta boa parte da história da Capital. Reconhecida desde os mapas da capitania do Siará, em 1629, de aldeia indígena se tornou um povoado, fundado pela Companhia de Jesus para catequizar os indígenas. Hoje, a infraestrutura do bairro é das mais completas em comércio e serviços. Além do metrô e VLT, o Terminal de Integração de ônibus é um dos mais movimentados da Cidade.
Para conhecer mais histórias sobre a Regional 4, leia o primeiro caderno do projeto “Nossos Bairros, Nossa Fortaleza” neste link.
SERVIÇO
Projeto Nossos Bairros, Nossa Fortaleza
O projeto multimídia “Nossos Bairros, Nossa Fortaleza - Mapeamento Econômico, Humano e Afetivo da cidade de Fortaleza” apresenta, numa abordagem jornalística-etnográfica não convencional, as principais características e potencialidades de cada um dos 121 bairros da Capital.
A primeira etapa do projeto resultou em 12 cadernos com reportagens especiais sobre as 12 Regionais. A segunda etapa, que lança um olhar mais amplo sobre Fortaleza, sua cartografia e patrimônio, será publicada em formato de livro pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). O material será lançado em dezembro deste ano, nas versões impressa e digital. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
"Nossos Bairros, Nossa Fortaleza" é uma realização da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza.