Para tocar a alma: edição 2023 do ‘Natal: Música e Fé’ promete emocionar neste sábado, 2

Evento gratuito no RioMar Fortaleza é um grande encontro ecumênico de celebração ao Natal e à paz. Apresentações musicais serão conduzidas pelo Maestro Poty Fontenelle

00:00 | Nov. 28, 2023

Por: O POVO Lab
Maestro Poty comanda coral e músicos no próximo sábado, 2 de dezembro, no RioMar Fortaleza (foto: Fernanda Barros)

O mês de dezembro chega anunciando boas-novas em Fortaleza. Quatro entre os mais renomados grupos de canto coral da cidade unem-se a líderes religiosos em um grande ato ecumênico de celebração natalina e clamor por paz. Trata-se da edição 2023 do “Natal: Música e Fé”, que ocorre na noite do próximo sábado, 2 de dezembro, repetindo, na Praça de alimentação do shopping RioMar Fortaleza, o sucesso da edição de 2022. Realização do Grupo de Comunicação O POVO e do RioMar Fortaleza, o evento resgata a cultura coralista para encantar o Natal da Cidade.

A programação, gratuita e aberta ao público, é voltada para famílias e todos que desejam celebrar o Natal. Na ocasião, um pastor, um padre e um líder espiritualista vão divulgar palavras de fé universais, que serão intercaladas com apresentações de coral com repertório inteiramente sacro-natalino. O evento será encerrado com uma bênção dos líderes.

"O nosso repertório vai atender a todo esse imaginário, a esse bem-estar espiritual. Então, a participação deles (espiritualistas), principalmente neste ano, por conta desses problemas que estamos tendo (referência aos conflitos judaico-palestinos), mostra que o importante é professar sua fé. E eles estarem juntos é o melhor exemplo de que não há o menor sentido nas divisões de povos por conta de seus deuses e de suas religiões", afirma o Maestro Poty Fontenelle, que participará do evento comandando uma orquestra de mais de 30 músicos e um grupo de coral com mais de 60 vozes.

A primeira edição do evento, realizada em 2022, chamou a atenção do público e reuniu mais de 400 pessoas, que cantavam, sorriam e abraçavam-se ao acompanhar a celebração em espaços como escadas, portas das lojas e locais de outros andares do prédio.

Um resgate à tradição


“Eu tenho que me render, o videogame desconecta as pessoas. No caso da música, não. Ela conecta. É impressionante o efeito da música sobre o corpo, sobre a mente das pessoas. Alia-se a isso, culturalmente, o espírito de Natal, que acaba, de certa forma, comovendo a gente”, diz Poty, que é referência cearense em música erudita e em canto coral. É preciso, portanto, resgatar a cultura coralista para cultivar o espírito natalino na cidade.

Ele conta que houve um tempo em que a atividade de canto coral foi efervescente em Fortaleza, especialmente em épocas natalinas. Com o passar do tempo, dos idos 1990 para hoje, a cidade foi perdendo essa cultura, que antes era encabeçada por grupos espontâneos e muito estimulada pela iniciativa privada, liderado pelas grandes companhias cearenses.

"Havia consciência de que o coral era um elemento aglutinador, um elemento de bem-estar das pessoas que prestavam serviço naquelas empresas", lembra o Maestro Poty Fontenelle, lamentando a extinção dessas iniciativas. "Mas existem eventos isolados, como esses do (Grupo de Comunicação) O POVO, que recupera essa tradição", alegra-se. "O POVO veicula notícia, mas também está tendo uma ação que vai veicular amor, que vai veicular prazer, e eu acho isso muito legal", opina.

“Eu digo com absoluta sinceridade. Para mim, é um alento. Primeiro, porque (o evento) acontece num espaço onde a gente pode ter uma boa influência musical, é um espaço agradável, mas é também uma atitude louvável. Eu fico muito feliz quando O POVO assume essa ação, porque muitas empresas esquecem essa responsabilidade social, esse contato de aproximação com o público", diz. Ele compartilha o seu desejo para a ação: “eu torço para que o evento sirva como elemento multiplicador da atividade do canto”.

Programação


As músicas serão acompanhadas por uma orquestra natalina, formando mais que um concerto de Natal - nas palavras de Poty, “um concerto de bondade”. O evento vai dispor de um coral composto por mais de 60 pessoas, formado por quatro grupos, sendo o Coral do CED, composto pelos corais do Centro de Educação e do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece); o Coral Vozes de Outono e o Coral Porta Voz, os quais dos dois últimos é regente.

O Coral Porta Voz, por exemplo, é vencedor de diversos prêmios nacionais, já tendo sido considerado um dos dezesseis melhores corais do Brasil por oito anos consecutivos (CBC) e realizado diversas apresentações internacionais. Além dos quatro grupos, o evento contará com outros coralistas convidados.

Também o grupo coral Angelus, que tradicionalmente realiza apresentações com crianças na Praça do Ferreira aos fins de ano, fará participação no evento, cantando algumas músicas de Natal e encerrando sua participação com a canção “Paz pela Paz”, de Nando Cordel.

“A roupagem da interpretação que nós vamos dar é de festas, alegria. Quase todas as músicas têm uma conotação de festa. Os arranjos foram pensados nesse aspecto”, adianta o Maestro Poty. A programação deverá ser encerrada, com todo o grupo, ao som do clássico “Noite Feliz”.

O poder da música


No auge dos 62 anos, Maestro Poty concluiu mestrado em 2023. Ele desenvolveu uma pesquisa em musicoterapia na rede hospitalar, com trabalho que constatou a contribuição da música para o bem-estar humano.

Maestro Poty defende o poder que a música tem de conectar as pessoas umas com as outras e consigo mesmas. Sob a influência dela, “a pessoa consegue ter um lenitivo muito grande”, diz o maestro e recém-mestre.

Em sua trajetória de 40 anos nesse meio, ele já se apresentou desde em espaços como presídios ao estádio Castelão, neste último em evento que atendeu um público de 40 mil pessoas. “Independentemente de onde for, a nossa música, pela boca das pessoas, vira bondade, vira sentimento de plenitude, de calma, mesmo. É impressionante como a gente modifica”, espanta-se.

Professor do curso de Música da Uece e do curso de Arte Dramática da UFC, ele é também diretor musical e maestro dos grupos Orquestra Villa Lobos, New Orleans Jazz Band, Ensemble Santa Cecília e Maestro Poty Big Band Show. Além disso, coordena o musical do tradicional Natal de Luz, da Companhia dos Dirigentes Logísticos (CDL) de Fortaleza, tendo criado também a Associação dos Corais do Ceará.

"O efeito da música é auditivo. As bocas podem ferir, em um diálogo grosseiro. Mas, naquele momento, com a conexão que a pessoa está tendo, vai ouvir sons que vão causar um efeito interno positivo", compartilha.

É esse efeito que o Natal: Música e Fé 2023 pretende provocar nos espectadores, já que, de acordo com o professor, o som produzido no evento será direcionado especialmente a esse sentimento, o que gera uma resposta positiva.


Serviço


Natal: Música e Fé 2023
Quando: 2 de dezembro de 2023, de 19h às 22h
Onde: RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza)
Gratuito e aberto ao público