lourencofilho

Aluno do Lourenço Filho irá disputar Olimpíada Internacional de Biologia

Thiago Lopes é um dos quatro brasileiros que representarão o País em competição na Armênia. Provas começam no dia 10 de julho

Quando recebeu a medalha de prata pela participação na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) do ano passado, o estudante Thiago Luís Lopes, hoje com 17 anos, entendeu que tinha condições de conquistar a medalha de ouro na edição de 2022. Em maio deste ano, não só conquistou a sonhada medalha, como foi além: após uma série de provas, Thiago foi um dos quatro estudantes escolhidos para representar o Brasil na 33ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO).

A competição ocorrerá em Yerevan, capital da Armênia, dos dias 10 a 18 de julho, mas a preparação começou há mais de um ano. Após o bom resultado em 2021, Thiago contou com o planejamento e a orientação da equipe pedagógica do colégio Lourenço Filho, onde estuda desde a 1ª série do Ensino Médio, para alçar voos ainda mais altos. O cronograma de estudos contou com aulas e atividades direcionadas, com a orientação de professores e suporte da coordenação e da direção pedagógica.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Hoje cursando a 3ª série do Ensino Médio, Thiago teve um ano intenso. A primeira etapa da OBB 2022 contou com 99.178 participantes e, após a última etapa, os 25 alunos com os melhores desempenhos do País tiveram a chance de concorrer a uma vaga na IBO, após uma semana de preparação com professores do Instituto Butantan. Só então, os selecionados para competir na IBO (1º ao 4º lugar) e na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (5º ao 8º lugar) foram divulgados, com Thiago ocupando o 1º lugar geral da seleção.

“Eu entrei na OBB este ano focado em ficar entre os melhores do País e, com muito esforço e orientação do colégio, consegui chegar nesse resultado. Foi uma grande surpresa e uma grande alegria”, conta o aluno, que já está se preparando para a chegada no continente asiático. “Já estou pesquisando informações sobre o País para não chegar desprevenido. Felizmente, será verão na Armênia, então estará fazendo calor”, brinca.

Para a realização das provas, Thiago viajará com dois professores do Instituto Butantan e membros da diretoria do Lourenço Filho. Além das etapas avaliativas, os 400 estudantes selecionados em todo o mundo também participarão de atividades culturais, como visitas a museus e passeios turísticos. Animado, Thiago diz que essa programação fará com que, apesar da seriedade das provas, ele possa se divertir um pouco antes do segundo semestre, época decisiva de sua caminhada como estudante em que prestará vestibular para Medicina.

“Será uma experiência maravilhosa conhecer um país asiático, com uma cultura totalmente diferente, e ter contato com pessoas de outros países. Como estou no 3º ano, vejo essa viagem como uma grande recompensa pelos meus esforços e também como uma possibilidade para relaxar a mente antes dos vestibulares”, conclui.

Olimpíada Internacional de Biologia: um destino, muitas possibilidades

Além da viagem para a Armênia, os bons resultados escolares têm levado Thiago Lopes a outras diversas conquistas. Pelos resultados na OBB, ele tem a possibilidade de ingressar em cursos da área de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das melhores e mais disputadas do País, sem a necessidade de prestar vestibular. Já devido ao excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (OBBS) de 2021, o estudante foi convidado a participar de uma série de atividades laboratoriais na Universidade de São Paulo (USP), que devem ser realizadas no fim deste mês.

Para Angelo Bruno, supervisor pedagógico do Ensino Médio e do Pré-Vestibular do Lourenço Filho, as etapas de preparação para um evento da magnitude da IBO trazem benefícios para os alunos que vão muito além do resultado nas competições. Segundo ele, as estratégias para aumento do rendimento também repercutem positivamente nas disciplinas escolares e trazem “maior maturidade, proporcionando, desse modo, a escolha mais assertiva em relação à carreira que irão escolher no fim da vida escolar”.

Por enquanto, para ficar perto da família, Thiago tem como foco continuar estudando após a viagem para ingressar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) - onde já foi aprovado em uma primeira tentativa, quando cursava o 2º ano. No primeiro semestre, o estudante também foi aprovado no curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor). “Estou fazendo vestibulares desde o ano passado, e essas aprovações, que são grandes conquistas, mostram que estou no caminho certo dos estudos”, comemora.

Escola como ponte

Após o marco do primeiro aluno do Lourenço Filho a conquistar o 1º lugar geral na OBB, o colégio tem como meta ser a ponte para que outros alunos cheguem aos pódios das olimpíadas científicas. A escola conta com um quadro de professores especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação, além de estratégias pedagógicas que estimulam a participação da família no suporte ao aluno.

“No caso do Thiago, por exemplo, os pais sempre estiveram muito presentes”, comenta Filgueiras Neto, diretor pedagógico do colégio. Para ele, a conexão entre a comunidade escolar e a familiar é essencial para a formação e o sucesso dos alunos.

“É nosso papel mostrar ao aluno quais são as possibilidades, mas ele que deve decidir os próprios caminhos. A gente apenas ajuda o aluno a descobrir o que ele quer. Claro, precisa de dedicação e esforço, mas sempre buscamos mostrar aos alunos que, assim como o Thiago, eles são capazes - e a escola dá os meios para que possam atingir seus objetivos”, completa.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
lourencofilho
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Colégio Lourenço Filho educação OBB

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar