Tecnologia a serviço da vida: startup torna diagnóstico de exames de imagens mais ágil
Serviço de laudo remoto da Labpacs promete acelerar processo de diagnóstico de exames e diminuir riscos para pacientes em isolamento
A burocracia para que o paciente tenha acesso ao laudo médico de um exame de imagem existe por uma razão: manter a segurança dos dados e prover tempo hábil para o diagnóstico correto. No entanto, o protocolo de entrega presencial dos exames pode causar riscos aos pacientes com quadros de urgência e expor desnecessariamente pacientes do grupo de risco da Covid-19, que precisam retornar aos estabelecimentos médicos para ter acesso aos resultados.
Para tornar todo o processo mais ágil e seguro, a startup cearense Labpacs oferece, há quatro anos, serviços de laudo remoto e armazenamento de exames em nuvem. A tecnologia do sistema integrado de imagem faz com que os médicos responsáveis pelo laudo tenham acesso ao exame mais rapidamente, diminuindo a demora na entrega e possibilitando que o paciente tenha acesso aos resultados online.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Nossa plataforma 100% em nuvem permite que os laudos sejam realizados por profissionais em qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura, especialmente nesse momento de pandemia. O laudo remoto traz benefícios para o paciente, que corre menos riscos de contágio; para o médico, que diminui o contato direto com o equipamento; e para o hospital, que consegue evitar um fluxo mais intenso de pessoas”, explica o CEO da Labpacs, Jorge Moraes.
Como funciona
O fluxo de exames processados na plataforma é, atualmente, de 1,8 mi por ano. Entre os principais clientes da startup estão clínicas e hospitais do interior, mas o treinamento e a instalação da plataforma são feitos em qualquer lugar do País. “A agilidade é nosso maior diferencial. Conseguimos realizar o treinamento e implantar a plataforma em um intervalo de poucas horas, o que pode ajudar a salvar vidas”, completa Moraes.
Todos os exames de diagnóstico por imagem – como raio x, tomografia e ressonância magnética – podem ser compartilhados através da plataforma. Além do laudo remoto, o cliente também pode solicitar serviços complementares, como gravação de exames em CD ou DVD e impressão sob demanda. Novos clientes podem solicitar um período teste de uso de 30 dias, com implementação personalizada gratuita.
Instagram: @labpacs (https://www.instagram.com/labpacs)