Ceará utiliza tecnologia de ponta para aprimorar a segurança pública
Saiba as ferramentas mais recentes e como elas funcionamPara finalizar a série de podcasts do projeto Inova, o tema escolhido foi a segurança pública no Estado. Quem debateu o assunto foi o superintendente de pesquisa e estratégia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Helano Nogueira. O especialista, que já foi perito criminal da Polícia Federal na área de combate aos crimes cibernéticos e foi o primeiro brasileiro a ser diretor mundial da polícia forense da Interpol, fez questão de apontar os avanços cearenses no que tange ao uso de tecnologia na segurança pública.
O primeiro destaque de Helano foi para a existência da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O setor desenvolve tecnologia de ponta por meio de pesquisas científicas com o objetivo de solucionar os problemas do dia a dia, reduzindo a criminalidade e prevenindo a violência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um exemplo dessas tecnologias é o Agilis, sistema que integra inúmeros bancos de dados de modo a ajudar na identificação de veículos utilizados em crimes ou relacionados a pessoas em conflito com a lei. A plataforma conta com mapas, imagens e diversas outras informações.
Outra ferramenta interessante é o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que utiliza ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial para determinar onde, o dia da semana e o horário que determinado crime têm mais incidência, a chamada “mancha criminal”.
INOVA 2021
O projeto INOVA 2021 tem o objetivo de apresentar as iniciativas em tecnologia e inovação que estão sendo desenvolvidas no Ceará, além de discutir as possibilidades de desenvolvimento e crescimento no Estado, em um momento em que empresas e estabelecimentos procuram soluções para os problemas complexos causados pela pandemia de Covid-19.