Cartilha ESG: pelo Iguatemi Bosque
"Precisamos ir além do básico", diz Benjamim Oliveira, gerente de marketing do Grupo JCC Iguatemi Bosque, empreendimento do grupo é referência que aposta em modelo de gestão com responsabilidade e compromisso sustentáveisAs ações corporativas devem ir além da eficiência que gera lucro. É preciso gerar também retorno para o meio ambiente e a sociedade em que os negócios estão instalados, propiciando um ecossistema equilibrado a partir de hábitos corretos. Essa reflexão integra parte da conversa com Benjamim Oliveira, gerente de marketing corporativo do Grupo Jereissati Centros Comerciais (JCC), que discute, entre outras coisas, o atual cenário da sustentabilidade e como empresas e demais atores sociais estão se engajando nesse tema.
O gerente de marketing compartilha insights sobre as iniciativas inovadoras que o Iguatemi Bosque, empreendimento do Grupo, tem incorporado, com práticas sustentáveis que reforçam o compromisso com o meio ambiente e stakeholders. “ Entendemos que além do resultado previsto e desejado para os negócios, temos a necessidade de nos preocupar com as pessoas e com a natureza ao nosso redor”, resume. Ele também revela as principais metas e ações planejadas para 2024 no âmbito do ESG.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O POVO - Como o senhor analisa o atual momento da sustentabilidade no mundo?
Benjamim Oliveira - Apesar do atraso que ainda existe em diversas ações ao redor do mundo, há maior aproximação com o assunto, o que já nos permite ter um claro conhecimento da necessidade de preservar o meio ambiente e da urgência nesse cuidado, nos trazendo também a reflexão sobre os deveres enquanto empresas e indivíduos. Como empresa, precisamos ir além do básico, estabelecer movimentos e ações que mostrem a nossa responsabilidade social e o nosso respeito com o mundo onde vivemos, criando alternativas para que ele se torne mais sustentável. À medida que vamos assumindo novas práticas e incentivando-as aos diversos pilares, seja para os consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, público interno e externo, ativamos essa transparência tão importante e firmamos esse modelo de uma gestão que quer ser eficiente se moldando através de hábitos corretos. Acredito que as empresas estão mais conscientes e seguirão incentivando a prática da sustentabilidade nos meios onde atuam.
OP - Como as relações com o meio ambiente e a sustentabilidade são vistas pelo Iguatemi?
Benjamim - Essas relações são primordiais para nós. Levar ao Iguatemi Bosque os cuidados com o meio ambiente e a promoção da sustentabilidade são pilares fundamentais. As ações que realizamos em prol do meio ambiente caminham lado a lado com as nossas atividades internas e externas. Seja com os nossos parceiros, lojistas, clientes ou colaboradores, estamos atentos para seguir desenvolvendo práticas que ajudem a nossa sociedade como um todo.
OP - Como o Iguatemi se relaciona com a comunidade e os demais stakeholders?
Benjamim - Atuamos através de ações de Governança que envolvem projetos de transparência institucional, parceria com órgãos públicos, criação do núcleo social no Shopping, canal de ouvidoria, código de ética e área de ESG que ajudam a manter o constante estudo e atualização do nosso mercado e de como podemos continuar contribuindo e melhorando o nosso entorno.
OP - E com os clientes?
Benjamim - Acredito que a informação e a comunicação aberta com os clientes são fatores fundamentais para mantê-los atualizados, onde criamos essa comunidade atenta e que faz a sua parte para o meio ambiente. Hoje, conseguimos alcançá-los através de eventos com empresas parceiras e promoção de campanha de conscientização. Alguns dos exemplos são a exposição realizada por deficientes visuais, a ação com a comunidade autista e a participação em campanhas nacionais com o combate ao trabalho infantil. Todas essas atividades gratuitas e ações internas ligadas ao lazer e aos serviços destacam esse cuidado com a sustentabilidade. Outro exemplo disso foi a parceria com o projeto Re-Ciclo, da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a atuação e impulsionamento da reciclagem na cidade.
OP - Quais as principais ODS trabalhadas pelo Iguatemi? Qual o motivo da escolha?
Benjamim - As ações com foco em saúde, bem-estar, consumo e produção responsável, além de atividades do âmbito institucional, ambiental e social estão entre os principais aspectos tratados pelo Iguatemi Bosque. Entre elas, atividades como campanhas educativas do tema ESG – Semana do Meio Ambiente, Sinalização Mall Iguatemi, Projeto Mais Vida, Carregadores para carros elétricos, Bicicletário, Reaproveitamento de óleo de cozinha e entre outros. Essas escolhas se dão justamente através de pesquisas e estudos atualizados que nos apontam os principais pontos e aspectos de crescimento do nosso negócio, com foco no respeito às ações de ESG.
OP - Quais as ações planejadas para 2024 em relação ao ESG?
Benjamim - A JCC tem programado o projeto de retrofit da CAG, onde esperamos uma redução de 20% no consumo do uso de energia. Queremos seguir investindo em nossa política de sustentabilidade ambiental, criando iniciativas que nos possibilite reduzir ainda mais o número de resíduos sólidos gerados em nossos empreendimentos e a emissão de gás carbônico. Além disso, nossa proposta é seguir ampliando as ações já existentes, a coleta de resíduos e o trabalho realizado com eficiência na gestão de recursos hídricos, através do tratamento de esgoto e reuso da água.
ESG NO IGUATEMI BOSQUE
- PRESERVAÇÃO do Parque do Cocó, situado ao lado do Iguatemi Bosque.
- PRIMEIRA estação de tratamento de água e esgoto do Ceará foi no Iguatemi Bosque.
- ATIVAÇÃO de campanhas de conscientização que evoluíram e seguem no calendário até os dias atuais, com promoção de eventos.
- PROGRAMAS com a população e os trabalhadores, voltados para a coleta seletiva.
- SUSTENTABILIDADE através da infraestrutura: tetos envidraçados que proporcionam economia de energia de até 30% por ano.
- PROJETO paisagístico sustentável, inspirado no conceito da biofilia, nos espaços de convivência, como a praça de alimentação da última expansão.
- PRAÇA VIVA, que se configura na praça de alimentação da 3a etapa, conta com um jardim vertical que tem 90% da sua água reciclada. As plantas amenizam a temperatura ambiente, reduzindo os barulhos externos, favorecendo a qualidade do ar.
- ESTACIONAMENTO tem 100% de lâmpadas de led, com zero emissão UV e mercúrio, gerando economia de energia, eficiência energética, menor emissão de carbono e maior vida útil do material.
- LOJA DO BEM é um projeto que atinge mais de 50 municípios, contemplando mais de 600 artesãos em todo o Estado.