Número de pacientes com coronavírus diminui, e São Camilo Fortaleza volta a realizar cirurgias não emergenciais
Cirurgias estéticas e bariátricas continuam sem realizaçãoO Hospital São Camilo Fortaleza decidiu voltar a oferecer as cirurgias eletivas, sem caráter de urgência, desde o dia 15 deste mês, na Unidade Nogueira Acioly. Elas haviam sido adiadas com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas no Hospital em um momento em que o crescimento da pandemia da Covid-19 era constante.
Após observação de que o número de casos de coronavírus na instituição começaram a diminuir, foi possível diminuir a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e começar o planejamento para que algumas atividades retornassem ao normal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para garantir um ambiente livre de infecção pelo novo vírus, o diretor técnico do Hospital, Dr. Madison Mont'Alverne, explica que pacientes com Covid-19 e pacientes sem a doença são atendidos em espaços totalmente separados. Os profissionais da saúde utilizam equipamentos de proteção individuais (EPI) e não transitam entre as áreas no decorrer do dia.
Além disso, o distanciamento social está sendo mantido, o uso de máscara no hospital é obrigatório para todos e a estrutura apresenta unidades de álcool espalhadas pelo espaço. “Cumprimos todos os protocolos de segurança e as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tudo o que podemos fazer para colocar o risco de infecção o mais próximo possível do zero”, esclarece Madison.
No entanto, não são todas as cirurgias que estão liberadas. O diretor alerta que procedimentos estéticos ou cirurgias bariátricas ainda não estão sendo realizadas pela instituição. “São cirurgias que não causam prejuízo maior ao indivíduo caso adiadas mais ainda, e, no caso da bariátrica, a pessoa no estado de obesidade mórbida configura como grupo de risco da doença COVID-19”, aponta o médico.
Assim, as cirurgias que devem ocorrer nos próximos dias no hospital se enquadram como ortopédicas, oncológicas e abdominais, por exemplo. Madison frisa que as cirurgias emergenciais nunca foram suspensas no São Camilo Fortaleza.
O procedimento deve ser marcado com a orientação do médico que acompanha o caso, profissional responsável por julgar a necessidade da operação e o momento adequado para ir adiante. Mesmo necessitando verdadeiramente, Madison informa que é comum que os pacientes tenham receio de ir ao hospital neste momento de pandemia. Por isso, reitera que todos da instituição estão trabalhando para a maior segurança do paciente.
“Esperamos que uma segunda onda de casos não venha e que, devagarinho, nós voltemos”, indica Madison. A expectativa é de que, em julho, mês tradicionalmente já de alta demanda, a movimentação de pacientes para essas cirurgias aumente.
Hospital São Camilo Fortaleza
Unidade Nogueira Acioly: Rua Nogueira Acioly, 453 - Centro - Fortaleza / CE
Unidade Costa Barros: Rua Costa Barros, 833 - Centro - Fortaleza / CE
Fone: (85) 3464.7000
E-mail: [email protected]