Padre Júlio Lancellotti debate caridade e questões sociais em entrevista. Assista hoje!
Coordenador da Pastoral do Povo de Rua (SP), o sacerdote dedica a vida a ajudar os menos favorecidos. Entrevista vai ao ar nesta segunda, nas redes do O POVO e na rádio O POVO/CBNProfessor, cristão e ativista a favor da população em condição de rua. É assim que se destaca o padre Júlio Lancellotti, primeiro convidado da série Grandes Nomes. Em entrevista ao O POVO, o presbítero dá uma aula de empatia, compaixão e caridade, além de não negar o viés político de suas ações. A transmissão ocorre nesta segunda-feira, 20, às 11 horas, nas redes sociais do O POVO, com reprise às 16h na Rádio O POVO/CBN. Quem perder as transmissões pode ouvir essa e as demais entrevistas no site do especial.
Padre Júlio ficou nacionalmente conhecido pelo seu trabalho nas ruas de São Paulo, ajudando aqueles que mais precisavam. Já trabalhou com adolescentes em conflito com a lei, detentos em liberdade assistida, pessoas que vivem com HIV/Aids, pessoas com dependência química e populações de baixa renda e em situação de rua.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Seja disponibilizando alimento, roupas, itens de saúde ou momentos de atenção, Júlio Lancellotti já teve seu trabalho reconhecido por autoridades como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O sacerdote defende que gestos de caridade são gestos de constatação das desigualdades e descarte de pessoas promovidos pela lógica do sistema em vigência. A caridade seria lutar contra essa realidade e a favor desses grupos. “Conviver com essas pessoas te engaja numa luta de transformação. Estar junto faz questionar qual a origem desse empobrecimento, do aumento da miséria e do abandono no nosso País”, relata.
Questões sociais no Brasil
Segundo o padre Júlio, o Brasil vive hoje um aumento espantoso da população em situação de rua, aumentando, consequentemente, a marginalização sofrida por essas pessoas. Ele explica que existe uma criminalização racista e misógina direcionada a esses grupos, gerando o desprezo e a indiferença que o resto da população dedica aos marginalizados.
“A indiferença fere. Eles percebem se você tem nojo e asco. Nós despimos a população de rua de sentimentos e não somos capazes de humanizá-los, mas eles não são anjos nem demônios, são pessoas, e precisamos ouvi-los”, alerta.
Apesar do trabalho exemplar, não raramente Lancellotti também é vítima de ódio, situação que explica de uma forma simples: “Se você está do lado dos odiados, você será odiado também. Se você está do lado dos esmagados, você será esmagado também. O que eu nunca quero é mudar de lado”, declara, e deixa uma lição: “a solidariedade, a fraternidade e a compaixão não são dimensões religiosas. São humanas”.
SERVIÇO
Projeto Grandes Nomes - Edição 2022
Grandes Nomes é uma série de entrevistas que O POVO realiza há 20 anos, com personalidades relevantes nas mais diversas áreas. O projeto conta com Nazareno Albuquerque na coordenação geral, Valéria Xavier na coordenação executiva e a jornalista Camilla Lima como apresentadora.
Este ano, o Grandes Nomes é transmitido entre os dias 20 e 24 de junho, às 11h, nas redes sociais do O POVO, com reprise às 16h na Rádio O POVO/CBN. As entrevistas também estarão disponíveis no site do especial.
Confira os participantes da edição 2022:
20/6 - Padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua (SP)
Entrevistadora convidada: Juliana Diniz, mestre em Direito pela UFC
21/6 - Karla Karenina, atriz, escritora e diretora do Teatro Municipal São José
Entrevistadora convidada: Juliana Montenegro, jornalista
22/6 - Juca Kfouri, jornalista esportivo
Entrevistador convidado: Brenno Rebouças, jornalista
23/6 - Joaquim Melo, empreendedor social e criador do Banco Palmas
Entrevistador convidado: Pedro Silva, articulador regional do Sebrae
24/6 - Geraldo Azevedo, cantor e compositor
Entrevistador convidado: Marcos Sampaio, jornalista e crítico musical