O protagonismo feminino no empreendedorismo durante a pandemia
Iniciativa faz parte do Seminário Geração Família que visa auxiliar a sociedade com as consequências econômicas da crise“O conhecimento e a importância de uma nova realidade financeira para as mulheres empreendedoras” é tema de um dos painéis que compõem o Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19. Idealizado pela jornalista Leda Maria e realizado pela Fundação Demócrito Rocha, o evento ocorre no dia 16 deste mês, às 18h30, e é totalmente online. As inscrições são gratuitas.
Quem participa do painel é a superintendente de microfinanças e micro créditos do Banco do Nordeste (BNB), Lúcia Barbosa, e a articuladora do Sebrae, Neyla de Araújo. Com sessões de perguntas e a participação de especialistas locais, o evento conta com um segundo painel: "Equilíbrio emocional: a receita correta para o bem viver e os bons negócios".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Neyla explica que o impacto da pandemia no empreendedorismo foi direto, já que, em um momento de perda de empregos, essa alternativa se torna uma escolha evidente, ocasionando o nascimento de muitos pequenos negócios neste momento. Assim, a dica da especialista é empreender a partir de uma atividade de se goste e se sustente sem a cultura de fazer por obrigação, transformando em um propósito.
“Então, a partir do momento que a mulher se apropria disso, coloca um propósito, busca o que gosta de fazer e se capacita, já começa a dar os primeiros passos. As principais lições são ter calma e nunca tomar decisões com base em achismos, e sim em dados”. Uma das iniciativas do Sebrae para fomentar essa realidade foi o evento Mulheres que movimentam, ocorrido ano passado com debates agregadores e cases de sucesso. Todas as palestras podem ser conferidas no site do evento.
De acordo com Lúcia, a mulher foi uma protagonista neste momento difícil, saindo na frente no quesito se reinventar. O destaque foi tão visível que o BNB criou um programa voltado só para o grupo: o Crediamigo Delas, que apresenta condições especiais, como prazos estendidos e maior carência. Lançado no dia 8 de março deste ano, já conta com R$ 608 milhões investidos até junho, e tem como principais clientes mulheres jovens que começam a empreender cedo.
“Por estar em um cargo de liderança, elas acabam se espelhando em mim. Isso é uma grande responsabilidade, mas gratificante, principalmente na oposição de mulher, saber que estamos contribuindo para a realização de sonhos. Você trabalha sendo cidadã”, relata a superintendente.
Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19
Data: 16/08
Horário: 18h30 às 20h30
Mediação: Leda Maria
Inscrições: gratuitas, online
Transmissão ao vivo: Plataforma Zoom. Retransmissão: perfil do O POVO online no Youtube e facebook do O POVO online.