Você que tem frota, conhece o Despoluir?
Programa Despoluir, da Federação dos Transportes (Fetrans), promove o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente correto
11:27 | Dez. 11, 2024
Há 17 anos a Federação dos Transportes (Fetrans) executa um programa para reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Nessas quase duas décadas de existência, o Despoluir, desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte), realizou 4,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, alcançando 55 mil transportadores.
A metodologia que alcança os estados do Ceará, Piauí e Maranhão faz a medição do teor de fumaça que o carro está emitindo através do equipamento opacímetro. Acoplado ao escapamento, o aparelho é capaz de medir a opacidade dos gases de escape de motores a diesel.
O laudo fornece informações precisas sobre a quantidade de partículas sólidas presentes no fluxo de gases. Essas partículas podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, portanto, é essencial monitorá-las anualmente.
“A partir do laudo do opacímetro vai ser identificado se é necessária uma limpeza de peça ou mesmo a troca de alguma”, detalha Mário Albuquerque, o vice-presidente da Fetrans. A medição se faz necessária também porque evita o desperdício de combustível. É uma forma de economia, além de promover aumento da eficiência operacional das empresas e novas oportunidades de negócios, com a adoção de tecnologias limpas e projetos de créditos de carbono.
Para quem é filiado à Fetrans, a avaliação é gratuita. Mas a medição pode ser realizada na sede da Fetrans a todos os interessados mediante pagamento. Mesmo proprietários de pequenas frotas de carros devem fazer a medição. “Manter os níveis de fumaça preta sob controle é um passo essencial para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades”, diz Mario.
Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar
A Fetrans criou em 2002 o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar para divulgar as ações de empresas de transporte de passageiros e de cargas compro metidas com o meio ambiente. Em edições anuais, o Prêmio indica os resultados da redução dos gases poluentes e estimula a adoção de medidas de conservação ambiental nas comunidades. O teste feito pelo programa Despoluir é fundamental nessa avaliação.
As inscrições para a 22º edição estão abertas. Empresas do setor no Ceará, Piauí e Maranhão, que promovem ações socioambientais e de governança corporativa podem se inscrever até o dia 31 de janeiro, no site da Fetrans.