Escultura de Reco-Reco, Bolão e Azeitona, do caricaturista cearense Luiz Sá, é inaugurada na entrada de Pacoti
A ação faz parte da programação da 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti, resgata a memória do ilustre cartunista cearense e formaliza Pacoti como a capital cearense dos quadrinhos
10:54 | Dez. 01, 2024
O último dia da 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti, neste sábado, 30, foi de celebração. Crianças da rede municipal tiveram suas histórias em quadrinhos publicadas em um mini-gibi que foi lançado na Escola de Artes de Pacoti, fruto da formação em quadrinhos fomentada pelo Sesc e pelo Ecomuseu de Pacoti. Foi dia também da inauguração na entrada da Cidade da escultura dos icônicos personagens do caricaturista cearense Luiz Sá - Reco-Reco, Bolão e Azeitona.
Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, que contou ser fã de quadrinhos desde criança, falou sobre a importância de mostrar para toda a cidade, no dia a dia das escolas, e através de várias formações ao longo do ano uma nova forma e contarem suas histórias. “Com o avanço das tecnologias no mundo, estamos resgatando a leitura, estimulando a criação, o desenho e o sonho”, disse.
O gibi desenvolvido pelas crianças tem como mote as histórias da cidade de Pacoti. “Resgatamos toda uma tradição, principalmente, valorizamos cearenses que viveram aqui e que foram reconhecidos mundialmente e que, infelizmente, poucas pessoas do próprio município conheciam a história. Então, isso traz uma valorização para o município e mostra a importância que Pacoti tem”, diz Gastão.
Em 2025, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará conta que a Mostra Sesc HQ de Pacoti deixa de ser bienal e se tornará anual. “Nós estamos com uma parceria com Portugal e Angola e estamos fazendo um intercâmbio de ações. A ideia é que nós possamos trazer também profissionais dessas áreas, desses países, levar nossos profissionais para lá e estimular essa troca de informações e de cultura, até porque somos todos de língua portuguesa e temos a mesma origem. Com isso você consegue também estimular não só o intercâmbio da cultura, mas nós já temos voos diários de Fortaleza para Portugal e isso suscita também que os portugueses, ao vir visitar Fortaleza, ao vir visitar o Ceará, também tenham a vontade, a curiosidade de subir a serra”, analisa.
A Mostra Sesc HQ de Pacoti é um projeto estrutural, segundo Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará. “Temos o convênio com o Ecomuseu de Pacoti para que o Sesc tenha um programa anual de trabalho de desenvolvimento da cultura dos quadrinhos em Pacoti que são baseados em dois pilares: o da formação local e o de promover exposições. Além disso, realizamos uma programação visual na cidade”, conta ele. Ao passear pelo calçadão que contorna o rio Pacoti, que cruza a cidade, é possível ver pinturas que remetem a quadrinhos colorindo as áreas de lazer.
Levi Jucá, idealizador do Ecomuseu, professor e historiador, destaca a importância da atividade. “Quadrinhos é uma arte que remete à infância, mas é muito madura. As ações de formação contínua, as Mostras, a Gibiteca e agora com as esculturas na entrada da cidade despertam uma consciência territorial importante, para que crianças comecem a desenhar suas histórias a partir dos seus próprios territórios”, reflete.
Leia mais
-
2ª Mostra Sesc HQ de Pacoti reúne acervo inédito de Mendez, o cearense mestre da caricatura brasileira
-
Mostra Sesc HQ de Pacoti promove intercâmbio cultural com Portugal e Angola
-
Disco de cantor cearense se transforma em histórias em quadrinhos na Mostra Sesc HQ de Pacoti
-
2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti ocorre de 28 a 30 de novembro
Reco-Reco, Bolão e Azeitona
Na entrada de Pacoti, os personagensReco-Reco, Bolão e Azeitonado ilustrador e caricaturista cearense Luiz Sá viraram estátuas nas mãos do artista, também cearense, Dim Brinquedim. Coloridos e simpáticos eles cumprimentam através da placa frente a eles: “Bem-vindo a Pacoti – a capital cearense dos quadrinhos” e reposicionam o Ceará no mapa cultural brasileiro. Reco-Reco, Bolão e Azeitona, durante os anos 30, apareceram na revista infantilO Tico-Tico, que circulou entre 1905 e 1977. Nos quadrinhos, os personagensReco-Reco, Bolão e Azeitona eram três garotos trapalhões que viviam de pregar peças uns nos outros. O autor cearense Luiz Sá morreu em 1979 em Niterói, no Rio de Janeiro.
*Paula Lima, enviada a Pacoti