2ª Mostra Sesc HQ de Pacoti reúne acervo inédito de Mendez, o cearense mestre da caricatura brasileira
Exposição tem curadoria do historiador e professor cearense Levi Jucá, que publicou o livro Mendez - Mestre da Caricatura, pelo selo Ecomuseu de Pacoti, e deu origem a todo o movimento de tornar Pacoti a "capital cearense" dos Quadrinhos
11:32 | Nov. 30, 2024
Até este sábado, 30, a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti desenvolve oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, feira literária e até atrações internacionais. A programação começou na última quinta-feira, 28. Realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento gratuito surge da parceria do Sesc com o Ecomuseu de Pacoti. E tem sido o ponto alto de uma série de iniciativas que alçam Pacoti à “capital cearense dos quadrinhos”. Para conquistar esse título, a cultura dos quadrinhos é constantemente fomentada na cidade que fica na serra do Maciço de Baturité, distante cerca de 95 km de Fortaleza.
O Sesc e o Ecomuseu de Pacoti promovem formações contínuas, oficinas, palestras e até capacitação de professores da rede pública que oferecem nas escolas de tempo integral a disciplina eletiva de Quadrinhos. “O objetivo é formar novos leitores, novos autores e na metodologia que aplicamos nas disciplinas das escolas, utilizamos sempre a história de Pacoti, a própria natureza, a colonização pelo cultivo do café, como motes das historinhas”, conta Levi Jucá, idealizador e diretor do Ecomuseu de Pacoti e professor de História da rede estadual de Pacoti.
A cidade também é sede de uma Gibiteca. Levi conta que é uma biblioteca com quase mil livros de HQ para todos os públicos. Desde textos infantis a adultos. “É um espaço de leitura que funciona na semana em horário comercial, mas que aos fins de semana abre mediante agendamento”, explica Levi.
O professor e historiador foi quem chamou atenção do potencial da região para ser propulsora cultural dos quadrinhos. Em 2021, ele publicou o livro Mendez – Mestre da Caricatura, pelo selo Ecomuseu de Pacoti com fomento da Lei Aldir Blanc. Mendez foi um cearense de Baturité, radicado no Rio de Janeiro, um jornalista, pintor, quadrinista e caricaturista. Entre as décadas de 20 e 90, publicou em veículos como O Globo, A Noite, A Manhã e a revista O Malho. “Mendez morreu com 89 anos, ele produziu muito. Tem caricatura dele de Carmem Miranda nos anos 30, da Gal Costa nos anos 80 e do Airton Senna nos anos 90. Então a obra dele é a representação da história do Brasil”, conta Levi.
Após a publicação, a parceria do Sesc tomou forma, segue se desenvolvendo e tem planos para em 2025 inaugurar o primeiro museu orgânico de Pacoti na antiga cadeia pública da cidade com a vida e obra e Mendez. “Quando publiquei o livro, a família de Mendez doou o acervo dele para o Ecomuseu. O Sesc financiou o traslado do Rio de Janeiro pra cá. Então iremos inaugurar um novo museu que será mais um equipamento cultural para Pacoti, o Museu Orgânico do Mendez”, disse Levi.
A inauguração está prevista para o dia 28 de setembro, data em que se comemora o Dia Estadual dos Quadrinhos. A escolha da data é em homenagem ao dia de nascimento do ilustrador e caricaturista cearense Luiz Sá, criador dos personagensReco-Reco, Bolão e Azeitona que, durante os anos 30, apareceram na revista infantil O Tico-Tico, que circulou entre 1905 e 1977. Luiz Sá morreu em 1979 em Niterói, no Rio de Janeiro.
Os três bonequinhos, viraram estátuas pelas mãos do artista Dim Brinquedim, e estão na entrada da cidade de Pacoti ao lado da placa que reposiciona o Ceará no mapa cultural brasileiro: “Bem-vindo a Pacoti – a capital cearense dos quadrinhos”.
Exposição Mendez: Mestre da Caricatura
Durante a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti está em cartaz a exposição “Mendez: Mestre da Caricatura”. São caricaturas e objetos do acervo do cartunista doados pela família. É possível ver nas obras, imagens de famosos como Vinicus de Morais, Papa João Paulo II, Michael Jackson, Gilberto Gil, Roberto Carlos e outros famosos. Levi Jucá que assina a curadoria conta que essa é a primeira mostra de obras originais de Mendez nos últimos 30 anos, desde a sua última exposição realizada no Museu Nacional de Belas Artes, em 1994.
“Além das caricaturas e pinturas produzidas entre as décadas de 1920 e 1990, que revelam o traço inconfundível daquele que é considerado um dos gênios da caricatura brasileira do século XX, é a primeira vez que seus objetos pessoais são expostos ao público, tais como documentos, fotografias, mesa de desenho, luminária e cavalete de pintura”, narra o texto de apresentação da exposição.
Levi cita uma frase do também cearense, músico Humberto Teixeira: “Quem não foi caricaturado por Mendez, ainda não é famoso”.
Serviço
Confira a programação completa da Mostra:
Ecomuseu de Pacoti
Site: https://www.ecomuseu.com.br/
Livro Mendez – Mestre da caricatura
Formato 21 x 27cm, 256 páginas, capa dura
Preço: R$ 50 (envio para todo o Brasil)
Para comprar: https://www.ecomuseu.com.br/mendez/
Leia mais