Mostra Sesc HQ de Pacoti promove intercâmbio cultural com Portugal e Angola
O objetivo do evento é transformar Pacoti na "capital cearense" dos quadrinhosA cultura das histórias em quadrinhos tem transformado o entorno da cidade de Pacoti, na serra do Maciço de Baturité, distante cerca de 95 km de Fortaleza. É o que mostra a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti. Realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento gratuito vai até amanhã, 30, com oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, feira literária e até atrações internacionais.
Um dos convidados da Mostra é o ilustrador português Paulo Monteiro, diretor do Festival Internacional de Quadrinhos de Beja, em Portugal. Participando pela segunda vez do evento, ele esteve presente na palestra “Festivais de Quadrinhos”, realizada ontem, 28.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Estou muito feliz de estar aqui. A sensação que eu tenho é que o evento está muito mais forte, mais consistente e com uma série de projetos para o futuro. Essa perspectiva também existia na primeira edição, mas agora parece uma perspectiva mais alicerçada, com mais pessoas, mais convidados e mais iniciativas. Portanto, tem tudo para crescer”, aponta.
A palestra contou, ainda, com a presença do ilustrador angolano Tche Gurgel, criador do Festival Luanda International Cartoon, em Angola. Segundo Paulo, a ideia é criar uma parceria entre Brasil, Portugal e Angola para estimular a circulação de artistas e a realização de conferências sobre o tema, expandindo a cultura dos três locais.
“Eu acho que as histórias em quadrinhos brasileiras talvez sejam umas das mais interessantes do mundo, por isso é tão publicada em Portugal. Ela olha sempre para uma série de assuntos do cotidiano, problemas que assolam a vida das pessoas, são sempre muito introspectivas e autorais. Em relação ao Ceará eu já reparei que é um tipo de história em quadrinho muito ligada às tradições, já que é uma região muito rica do ponto de vista histórico e patrimonial”, descreve Paulo.
Presente no evento pela primeira vez, Tche Gurgel compartilha sobre a experiência de estar em uma cidade menor, envolvido pela energia da natureza. Em sua visão, levar a cultura dos quadrinhos para além dos grandes centros urbanos é fundamental.
“O papel dos quadrinhos na cultura sempre foi bastante importante porque muitas pessoas aprendem a ler com eles. Muitas vezes também é a primeira experiência visual que o indivíduo tem com o universo da pintura, da ilustração. É uma maneira mais fácil de se passar mensagens sociais. Então é um legado que se deixa para essas populações que vivem aqui. Com o contato com a arte pode surgir mais um novo artista”, destaca.
Saiba mais sobre a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti
O evento também contou com o lançamento do livro “Avallon”, uma coletânea de histórias em quadrinhos baseadas nas músicas do álbum de mesmo nome, do cantor e compositor cearense Abidoral Jamacaru, lançado em 1986. Na obra, 13 quadrinistas cearenses homenageiam todas as oito faixas do icônico disco, além de mais duas músicas do álbum O Peixe (1998) e uma do álbum Bárbara (2008).
LEIA MAIS | Disco de cantor cearense se transforma em histórias em quadrinhos na Mostra Sesc HQ de Pacoti
Com show em um “Concerto Desenhado”, Abidoral participa da Mostra apresentando o álbum e conversando com o público sobre o processo de criação. Durante o momento, serão projetadas em um telão as artes visuais criadas pelos quadrinistas que o homenagearam.
“Avallon” é o segundo livro do projeto DISCOnversando, coleção do Sesc. A primeira obra foi lançada em 2022, durante a 1ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti. Baseada no álbum Além das Frentes, do músico, compositor e escritor cearense Eugênio Leandro, a coletânea foi organizada pelo quadrinista Klévisson Viana. Em reconhecimento a esse trabalho, Klévisson recebe, na 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti, o Troféu Luiz Sá.
Durante todo o evento, o público poderá apreciar as exposições “Mendez” e “Pacoti em Quadrinhos”, na Escola de Artes BCA. Outra atração foi a inauguração do monumento dos personagens Reco-reco, Bolão e Azeitona, uns dos primeiros personagens de quadrinhos brasileiros, criados pelo cartunista cearense Luiz Sá. Além disso, estarão à venda quadrinhos das editoras cearenses Reboot e Avoante.
Confira a programação completa da Mostra:
LEIA MAIS | 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti ocorre de 28 a 30 de novembro