Disco de cantor cearense se transforma em histórias em quadrinhos na Mostra Sesc HQ de Pacoti

Evento gratuito homenageia o álbum "Avallon", de Abidoral Jamacaru. Coletânea de histórias ilustram as faixas do disco

06:30 | Nov. 28, 2024

Por: O Povo
Uma das principais atrações do evento é o lançamento do livro Avallon, coletânea de histórias em quadrinhos baseadas nas músicas do álbum de mesmo nome, do cantor e compositor cearense Abidoral Jamacaru, lançado em 1986 (foto: Reprodução)

Com oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais e feira literária, a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti tem início nesta quinta-feira, 28. O evento é gratuito e vai até sábado, 30. Realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), a iniciativa tem o objetivo de transformar Pacoti, no Maciço de Baturité, na capital cearense das histórias em quadrinhos.

Uma das principais atrações do evento é o lançamento do livro “Avallon”, uma coletânea de histórias em quadrinhos baseadas nas músicas do álbum de mesmo nome, do cantor e compositor cearense Abidoral Jamacaru, lançado em 1986. Na obra, 13 quadrinistas cearenses homenageiam todas as oito faixas do icônico disco, além de mais duas músicas do álbum O Peixe (1998) e uma do álbum Bárbara (2008).

Curador do livro e quadrinista da história Flor do Mamulengo, presente na coletânea, Raymundo Netto explica que o disco “Avallon” foi uma espécie de revolução na região do Cariri e no Ceará durante o lançamento, por se diferenciar do material produzido na época. Para o artista, o evento é um presente para Pacoti, não só em relação à cultura, mas também ao turismo.

“É uma alegria ter sido convidado para participar dessa curadoria. Uma das riquezas dessa coletânea é a variedade de estilos e técnicas. Alguns trabalham mais artesanalmente, outros mais digitalmente. Os autores estão muito felizes de irem para Pacoti apresentar e falar sobre o trabalho deles”, destaca.

Segundo Raymundo, a cena de quadrinistas no Ceará é ampla e diversificada, com profissionais produzindo tanto para o mercado nacional, em histórias como a Turma da Mônica, quanto para o exterior, trabalhando para grandes empresas de quadrinhos dos Estados Unidos, como a Marvel e a DC.

Aos 76 anos, Abidoral Jamacaru fala sobre a homenagem ao seu trabalho. “Foi surpreendente. Eu vejo como uma coisa positiva. Essa ideia de misturar uma arte com outra, soma. Fui lembrado, a arte foi reconhecida. São mais de 50 anos nessa estrada. Eu acho que foi legal demais”, expressa.

O músico participa da Mostra Sesc HQ de Pacoti com show em um “Concerto Desenhado”, apresentando o álbum e conversando com o público sobre o processo de criação. Durante o momento, serão projetadas em um telão as artes visuais criadas pelos quadrinistas que o homenagearam.

Projeto DISCOnversando

“Avallon” é o segundo livro do projeto DISCOnversando, coleção do Sesc. A primeira obra foi lançada em 2022, durante a 1ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti. Baseada no álbum Além das Frentes, do músico, compositor e escritor cearense Eugênio Leandro, a coletânea foi organizada pelo quadrinista Klévisson Viana.

Em reconhecimento a esse trabalho, Klévisson recebe, na 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti, o Troféu Luiz Sá. “Eu fico muito feliz, porque é um reconhecimento de um esforço, de um trabalho de décadas, desde criança. Já são 36 anos dedicados à arte. Os quadrinhos são uma forma de retratar o cotidiano da gente, a cultura, de uma forma muito particular. Eu faço quadrinhos pra quem gosta de histórias, e eu acho que quando você faz uma coisa que acrescenta algo, desperta o interesse das pessoas”, relata.

Por dentro da 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti

O evento também contará com participações internacionais, como o ilustrador português Paulo Monteiro, diretor do Festival Internacional de Quadrinhos de Beja, e o ilustrador Angolano Tche Gurgel, criador do Festival Luanda International Cartoon.

Durante toda a Mostra, o público poderá apreciar as exposições “Mendez” e “Pacoti em Quadrinhos”, na Escola de Artes BCA. Outra atração será a inauguração do monumento dos personagens Reco-reco, Bolão e Azeitona, uns dos primeiros personagens de quadrinhos brasileiros, criados pelo cartunista cearense Luiz Sá.

Além disso, estarão à venda quadrinhos das editoras cearenses Reboot e Avoante.

Ecomuseu de Pacoti

Segundo o Gerente de Cultura do SESC Ceará, Alemberg Quindins, a partir da realização da Mostra Internacional SESC HQ e da parceria entre o Sesc e o Ecomuseu de Pacoti, foi implantada, em Pacoti, uma biblioteca de acesso gratuito com acervo específico de quadrinhos.

Ao longo do ano, são realizadas oficinas e exposições permanentes com alunos e professores da rede municipal de ensino, transformando a pequena cidade de 11 mil habitantes do Maciço de Baturité na “Capital Cearense das Histórias em Quadrinhos”.

Confira a programação completa da Mostra:

LEIA MAIS | 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti ocorre de 28 a 30 de novembro