Fecomercio

Sesc Povos do Mar Jeri promove quatro dias de imersão nas tradições cearenses

Evento gratuito reuniu comunidades de 31 municípios do Estado. Programação contou com apresentações, rodas de saberes, artesanato, desfiles e oficinas de práticas alimentares

A união entre as culturas litorânea, sertaneja e serrana do Ceará e a celebração dessas tradições tomaram conta do II Encontro Sesc Povos do Mar – Circuito Jeri. Entre os dias 17 a 20 de outubro, a vila de Jericoacoara recebeu mestres, grupos e comunidades tradicionais de 31 municípios cearenses, em uma festa de sabedoria popular.

Este ano, o evento gratuito, que ocorre desde 2010, apresentou o tema “O Mar vai virar Sertão”, reforçando o valor da troca de práticas e memórias entre essas comunidades. Com apresentações culturais, oficinas, exposições, vivências, trilhas ecológicas, feiras de artesanato, desfiles de moda e oficinas de práticas alimentares, o público pôde desfrutar de uma vasta programação e mergulhar nas heranças cearenses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A diretora institucional do Sistema Fecomércio, Cláudia Brilhante, destaca o encontro cultural entre os diversos povos do Estado. “Nesta edição, sertão e mar se misturaram num evento que destacou a ancestralidade das tradições cearenses e a importância da sua preservação. Nós temos muito orgulho do resultado desse evento e o impacto que ele traz para as comunidades", indica.

Confira, a seguir, um pouco do que rolou nesses quatro dias de evento:

Show do cantor e compositor Geraldo Azevedo

Um dos destaques desta edição, a apresentação do artista mesclou ritmos nordestinos e a Música Popular Brasileira.

Rodas de saberes

Os momentos abordaram temas como empoderamento comunitário, sustentabilidade, desenvolvimento local e ancestralidade indígena.

Exposição Aquavelas – Jangadas em Miniaturas

A mostra de miniaturas de jangadas, confeccionadas a partir de raízes de Timbaúba pelo artesão André Nascimento, com velas pintadas por artistas plásticos convidados, celebrou a cultura e os modos de vida dos povos costeiros.

Reabertura da Padaria Santo Antônio

Conhecida por abrir suas portas para receber aqueles que voltavam do forró em busca de um lugar para comer, a padaria foi recriada pelo Sesc e Senac, resgatando uma memória afetiva da comunidade.

Dicumê

A valorização das práticas alimentares tradicionais ganhou destaque com mestras e mestres das cozinhas tradicionais compartilhando receitas e sabores.

Desfile Artesanias e Vestimentas Tradicionais

Realizado em parceria com o Senac Ceará, o momento apresentou peças desenvolvidas com técnicas artesanais e trajes típicos das comunidades, refletindo a identidade cultural e a criatividade dos artesãos locais.

Feira Onde Há Rede, Há Renda

O público teve a oportunidade de conhecer e adquirir produtos e artesanias tradicionais, como rendas, xilogravuras, esculturas em madeira e peças feitas com sementes, búzios, conchas e fibras naturais, fortalecendo a economia criativa e promovendo a sustentabilidade das comunidades envolvidas.

Oficinas

O evento contou, ainda, com 35 mestres das comunidades participantes compartilhando saberes tradicionais, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar práticas alimentares autênticas e aprender diretamente com quem mantém vivas essas tradições.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fecomercio
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fecomercio Povos do Mar Jeri Sesc Senac

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar