Oficinas de gastronomia e desfiles de moda marcam início do Mistura Senac Cariri
Programação mista representa uma mostra do que há de bom no Cariri. As atividades continuam na noite desta sexta-feira, 23Oficinas de gastronomia, desfiles de moda, atividades educacionais, ações de bem-estar e outras diversas atividades marcaram, nesta quinta-feira, 22, o primeiro dia do Mistura Senac Cariri, evento que integra a programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas. As ações se estendem até esta sexta-feira, 23, na Praça José Ilânio Couto Gondim (La Favorita), em Juazeiro do Norte, das 18h às 22h.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“É um grande festival de várias atividades que acontecem ao mesmo tempo. A maioria das coisas [expostas] são feitas por pessoas daqui, por alunos do Senac, professores do Senac, por empresas daqui [do Cariri]. O Mistura serve de vitrine para o que se tem de bom no lugar”, explica a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área da Gastronomia, Vanessa Santos.
Dentre as atividades que chamaram a atenção do público estão as oficinas práticas de gastronomia. Nelas, os participantes colocam a mão na massa e aplicam técnicas apresentadas por professores do Senac. Além disso, todas as receitas são inéditas e homenageiam mestres da cultura do Cariri. O chefe de cozinha Matheus Frota, por exemplo, trouxe um doce que homenageia a Mestra Zulene Galdino.
“É um doce à base de rapadura preta, com coco ralado. Vou trazer um olhar mais diferenciado, com novas técnicas. São quatro texturas de rapadura, cada preparação com o uma textura diferente. Mas, no fundo, o intuito é falar sobre cultura alimentar, falar sobre os mestres da Cultura”, destaca Matheus Frota.
Em outro espaço, o público acompanha o passo a passo de cada prato e, ao final, faz a degustação. Em vez de aplausos, a vaia cearense tem sido utilizada pelos degustadores como sinal de aprovação dos pratos. “O gosto do nosso sertão, do interior, com um toquezinho especial do vinho, que acentuou o sabor”, disse o participante Igor depois de provar um carneiro guisado com manga e camadas de cuscuz com queijo.
Desfiles
Para a programação de moda, uma passarela foi instalada na La Favorita. Destaque para coleção da estilista Marina Bitu, inspirada na obra de Sérvulo Esmeraldo, que já passou pelo São Paulo Fashion Week. A coleção Alvorecer, desenvolvida no Senac Sobral, assim como a coleção sustentável Tramas do Cariri, feita com reaproveitamento de jeans pelo Senac Juazeiro, também integram a programação.
“Hoje, nós estamos trazendo cerca de 40 modelos para a passarela, todas praticamente aqui da região do Cariri, de municípios vizinhos. Nós fizemos o casting, a seleção de modelos essa semana, e vocês vão ver que talentos também como modelos nós temos aqui na região”, destaca Daniele Caldas, gestora de produtos de moda do Senac.
Mistura Senac
Além das atividades de moda e gastronomia, o evento promoveu rodas de conversa, palestras, atendimento de beleza e saúde, atrações musicais e vivências externas. O espaço conta, ainda, com SPA, loja colaborativa e praça de alimentação com empresários locais, feirinha de produtores locais e um espaço com atividades das competições Senac, além de espaço infantil. As atividades seguem até esta sexta-feira, 22, das 18h às 22h.