Encantarias e Histórias Orais: livros sobre os Museus Orgânicos são lançados na abertura da Mostra Sesc Cariri de Culturas

Com o intuito de ressaltar os saberes e fazeres dos Mestres e Mestras da Cultura Popular cearense, a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem como tema os Museus Orgânicos

22:00 | Ago. 22, 2024

Por: O POVO Lab
Alemberg Quindins, Débora Sombra e Henrique Javi na abertura da Mostra Sesc Cariri de Culturas (foto: Allan Bastos/Especial para O POVO )

Os terreiros vivos fazem parte do tema da edição de 2024 da Mostra Sesc Cariri de Culturas que iniciou nesta quinta-feira, 22, e segue até o domingo, 25, trazendo uma programação diversa com mais de 308 ações, distribuídas nos 28 municípios da região Cariri e 4 do Centro-Sul do Ceará.

Um dos pontos altos do evento foi o lançamento dos volumes I e II dos livros 'Sesc Museus Orgânicos' espaços que preservam as memórias e legados dos Mestres e Mestras dos 19 museus mapeados pelo Sesc. O lançamento ocorreu durante uma coletiva de imprensa na unidade do Sesc Juazeiro do Norte nesta quinta-feira, 22. Os livros estarão disponíveis para a venda após o evento, valores e locais de venda serão divulgados nos canais de comunicação da instituição.

Segundo Alemberg Quindins, Gerente de Cultura do Sesc Ceará, o Cariri é um verdadeiro caldeirão cultural, onde as fronteiras entre Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba se encontram, potencializadas pela presença da Chapada do Araripe: “Você vê que do lado da chapada, de lado, você tem Luiz Gonzaga, a gente que mora aqui tem essas festas como a Pedra do Reino, ali, a festa da missa do vaqueiro, a festa do Gonzagão, isso é uma coisa muito nossa. Então, uma coisa que é uma região cultural é justamente o que nós chamamos de território cultural.”

A escolha dos Museus Orgânicos como tema central da Mostra tem como objetivo reforçar a importância da candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, um reconhecimento que uniria cultura e biodiversidade em um só território.

Ao longo de 25 anos, a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem sido um polo para o cenário artístico e cultural da região. Luiz Fernando Bittencourt, presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, destacou o papel estratégico da cultura dentro do sistema, celebrando as transformações e conquistas alcançadas.

Este ano, a Mostra conta com a presença d Senac com o Mistura Senac Cariri, trazendo atividades que vão da gastronomia à moda, passando por turismo, beleza e saúde.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial, Instagram ou baixe o aplicativo disponível para iOS e Android. (Lara Alencar, Especial para O POVO)