Fecormecio

5ª edição do Aquavelas atrai público e entra para a tradição fortalezense

Mesmo sob um céu nublado, o desfile de jangadas atraiu o maior público desde 2020, ano de início do projeto. Confira fotos da chegada das embarcações na Barra do Ceará

A Enseada do Mucuripe amanheceu mais colorida no último domingo, 23. O local recebeu a 5ª edição do Aquavelas, exposição flutuante de jangadas promovida pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará. Este ano, o evento apresentou 65 embarcações com velas pintadas por artistas cearenses, sendo 14 inéditas e as demais de edições anteriores. As jangadas seguiram desfilando pelo mar até o Vila do Mar, na Barra do Ceará, enfeitando a orla de Fortaleza e encantando quem avistava as obras de arte flutuantes.

O evento cresce anualmente. Para 2025, o objetivo é adicionar mais 15 velas pintadas ao grupo de jangadas. A iniciativa integra a programação do Povos do Mar, evento que reúne mais de 200 comunidades tradicionais praianas do Estado para celebrar os saberes e os fazeres dessa cultura. O objetivo é celebrar a cultura jangadeira e levar atenção para o ofício, fortalecendo a identidade cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enquanto as jangadas esperavam para partir, as telas gigantes compostas por velas de até oito metros atraíram a atenção de dezenas de pessoas. O público aproveitou para tirar fotos, fazer vídeos e se encantar com o espetáculo visual.

Com a maior audiência de todos os anos, o diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, acredita que a 5ª edição do Aquavelas consolidou o evento na memória do fortalezense. “Esse é o maior né? A cada ano a gente viu esse engrandecimento, e nada melhor do que o reconhecimento da população de um projeto tão importante quanto esse”, declara.

Confira os artistas que participaram:
Zé Tarcísio
Hélio Rola
Totonho Laprovitera
Mano Alencar
Edmar Gonçalves
Júlio Silveira
Lana Guerra
Andréa Dall’Olio
Vando Farias
Ana Débora Pessoa
Almeida Luz
Gerson Ipirajá
Luiz FreireZakira

Povos do Mar
Este ano, a programação do Povos do Mar ocorre até 25 de junho, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. O evento é gratuito e aberto ao público. A 14ª edição do encontro conta com mais de 200 comunidades do litoral, de 25 municípios do Estado. Durante cinco dias, rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras trocam saberes e tradições, por meio de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares.

LEIA MAIS |Jangadas viram telas artísticas e colorem a orla de Fortaleza em exposição gratuita

Conheça o Aquavelas, exposição flutuante que embeleza a orla de Fortaleza desde 2020

Histórias de pescador: Aquavelas festeja ancestralidade dos povos do mar neste domingo, 23

A essência da arte: as narrativas dos artistas que participam do Aquavelas neste domingo, 23

Aquavelas: exposição de 65 jangadas pintadas encanta fortalezenses neste domingo

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fecormecio
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aquavelas Fecomercio Sesc Ceará Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar