Mesa Brasil comemora 20 anos com campanha do Sesc

O objetivo é sensibilizar a sociedade e empresas a participarem dessa grande festa da solidariedade

06:00 | Jul. 12, 2021

Por: O Povo
Nos 20 anos, o Mesa Brasil distribuiu mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas (foto: divulgação)

Para comemorar os 20 anos do Mesa Brasil no Ceará, o Sesc, do Sistema Fecomércio-CE, lança uma campanha comemorativa com o tema “festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. O programa de segurança alimentar e nutricional já distribuiu, desde a sua implementação, mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas, beneficiando mais de 400 instituições sociais de todo o Estado.

O objetivo da campanha é celebrar as doações realizadas, atrair mais pessoas para participarem dessa corrente de solidariedade e mostrar que o Mesa Brasil está levando comida ao prato de milhares de cearenses.

Para a campanha, o público terá a oportunidade de conhecer toda a história do Mesa Brasil no Ceará em um site próprio. No endereço online também estarão destacados os doadores parceiros e os meios de doação para quem estiver interessado em ajudar o programa. Uma dessas maneiras é por meio do Pix, com o uso do CNPJ 03.612.122/0014-41 como chave.

A ação irá durar até o fim do ano e apresenta três etapas: descoberta, consideração e conversão. A primeira, iniciada em junho, é voltada para divulgação de informações sobre o projeto e sensibilização de cearenses para participarem da campanha, mostrando o que o programa faz, sua história e impacto.

Logo em seguida, a meta da segunda etapa será engajar pessoas e empresas para se tornarem parceiras do Mesa Brasil, mostrando ao público as histórias de vidas de pessoas e instituições atendidas pelo programa. Ao final, na terceira etapa, os esforços serão concentrados em estimular a efetivação de doações.

Plano de divulgação

Para além das três etapas da campanha, outras estratégias de comunicação devem ser utilizadas. Três vídeos com pessoas beneficiadas e funcionários das instituições atendidas serão veiculados: o primeiro, com o objetivo de convidar o público para participar da festa, o segundo, que parabeniza os doadores, e o terceiro, que incentiva as pessoas a comemorem seus aniversários através do Mesa Brasil.

Devem ser utilizados diferentes meios de divulgação, como busdoor, incluindo tophands, mobiliário urbano, como inserções nas laterais de abrigo e relógios, outdoors, inserções em TV, redes sociais e sites locais e nacionais.

“Os 20 anos do Mesa Brasil merecem ser marcado e celebrado não só pelas toneladas que arrecada e distribui, mas, acima de tudo, também pelo engajamento social que gera com a sociedade, entre empresas e pessoas físicas. A ideia da campanha é celebrar as doações, festejar esses alimentos doados e contribuir para que cada pessoa que precisa faça da sua refeição uma festa”, explica Raquel Barros, coordenadora geral de comunicação e marketing do Sistema Fecomércio.

Mesa Brasil

O programa surgiu no Sesc São Paulo, em 1994, chegando ao Ceará em 2001. A ação é uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais, sendo como o maior banco de alimentos do País.

Nestes 20 anos, o Mesa Brasil Ceará distribuiu mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas, beneficiando mais de 450 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, em 2020, a partir das campanhas e ações durante a pandemia, o Mesa Brasil conseguiu distribuir mais 3 milhões de quilos de alimentos.

No Estado, os bancos de alimentos do programa ficam em Fortaleza, que atende a Capital e Região Metropolitana, na cidade de Sobral, com abrangência para a Região Norte, em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado, e em Juazeiro do Norte, que abastecem as instituições do Cariri.

“Os resultados do Mesa Brasil ao longo de sua trajetória no Ceará só mostram que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a nossa missão, hoje, continua a mesma de 20 anos atrás, que é levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia. Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.

SERVIÇO:

Ficha Técnica: Campanha 20 anos Mesa Brasil Ceará

Direção Criativa: Raquel Barros

Criação: Ana Monteiro e Luan Brito

Produção de vídeos: R2 Produtora

Direção de cena: Rodolfo Richard

Direção de Fotografia: Vandui Júnior e Thiago Oliveira

Trilha Sonora: Sérgio Mamute

Produção: Elioenai Naftali

Produção Executiva: Rodolfo Richard

Montagem: Rodolfo Richard e Paulo Bruno

Agência Digital: Index

Atendimento: Paulo Teixeira

Gerente de projeto: Beatriz Mota

Criação Digital: Nathanael Alencar e Lorena Fonseca

Redes Sociais: Bruna Hellen e Joaquim Sobreira

Planejamento Digital: Paloma Montenegro e Bruno Carvalho

Publicidade/Mídia: 333 Propaganda

Atendimento: Gray Sampaio

Mídia: Cleiton Almeida

Marketing: Felipe Gurgel

Assessores de Imprensa: Maria Isabel Medeiros Almeida

Assessoria: Ascom Sistema Fecomércio-CE

Aprovação: Luiz Gastão Bittencourt