Expomarketing

Segurança condominial: como se proteger

Conheça as dicas para manter um condomínio seguro. Tema será debatido na Expomarket Condomínios, maior feira do setor no Ceará, realizada pelo O POVO nos dias 25 e 26 de outubro

Garantir a segurança de um condomínio é um dos maiores desafios enfrentados por síndicos e administradores. O tema será o foco da palestra “Segurança Condominial”, ministrada nessa sexta-feira, 25, por Wlauder Robson, coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e especialista em Segurança Pública e Privada.

A palestra integra a programação da Expomarket Condomínios, maior feira do setor no Ceará. Agendado para os dias 25 e 26 de outubro, no Shopping RioMar Fortaleza, o evento traz ao público as principais novidades de gestão, dispõe de rodadas de negócios e proporciona as condições ideais para networking na área. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do evento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na palestra, Wlauder Robson vai elencar as principais estratégias e medidas preventivas para assegurar a tranquilidade em condomínios. Com 42 anos de experiência na área, ele explica que superar os desafios de segurança depende da colaboração de síndicos e moradores, mesmo em áreas urbanas complexas.

“Minha meta é mostrar que, com uma gestão bem alinhada e o engajamento de todos, é possível criar um ambiente muito mais seguro, independentemente dos desafios externos”, afirma Wlauder, que também é consultor para o segmento de segurança condominial.

Cenário local

Assim como outras cidades grandes, Fortaleza apresenta desafios quando o assunto é segurança de condomínios. De acordo com Wlauber Robson, os problemas mais comuns em condomínios envolvem invasões, furtos em garagens, conflitos entre moradores e falhas no controle de entrada de visitantes.

“Esses crimes costumam ocorrer em momentos de descuido, como quando portões são deixados abertos ou há falhas no sistema de monitoramento”, destaca. Além disso, diferentemente do que se pode pensar, a localização dos condomínios, muitas vezes em regiões periféricas, não necessariamente os tornam mais vulneráveis à criminalidade.

“O fator determinante para a segurança não é exclusivamente a localização, mas sim as medidas internas de segurança adotadas”, defende o especialista. “Condomínios que investem em tecnologias de monitoramento, controles rigorosos de acesso e que possuem uma equipe de segurança bem treinada são capazes de minimizar riscos, independentemente de estarem em áreas centrais ou periféricas”, afirma.

Isso significa dizer que os síndicos devem, sim, conhecer os riscos específicos da região, mas sobretudo investir em práticas de segurança robustas e integradas para proteger os moradores e o patrimônio.

Responsabilidade compartilhada

“O síndico é o principal responsável pela implementação de políticas e pela gestão dos recursos de segurança, mas essas ações só serão realmente efetivas se houver o engajamento dos moradores”, explica Wlauder.

Entre os pontos de colaboração, ele menciona que condôminos devem aderir às normas de segurança; comunicar, para o síndico ou administração, comportamentos suspeitos ou falhas no sistema de segurança; e participar de assembleias e treinamentos.

Além disso, o especialista salienta que tecnologias de vigilância, como câmeras com inteligência artificial, estão se tornando essenciais para a prevenção de incidentes em condomínios. “Investir em uma estrutura de segurança robusta é essencial, mas o comprometimento de todos é o que realmente faz a diferença”, reforça.

Dicas de segurança condominial

Para auxiliar gestores e moradores na construção de um ambiente mais seguro, Wladson Robson listou cinco dicas para a segurança condominial. Confira:

  • Controle rigoroso de acesso: monitorar a entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviços com protocolos rígidos de identificação.
  • Sistema de vigilância eficiente: instalar câmeras em pontos estratégicos e monitorar 24 horas por dia inibe ações criminosas e permite a identificação rápida de suspeitos. “Atualmente, com o uso de IA (Inteligência Artificial), as possibilidades se ampliaram”, explica.
  • Manutenção preventiva: manter portões eletrônicos, câmeras, cercas elétricas e alarmes em perfeito estado é essencial para evitar falhas nos momentos de risco. De acordo com ele, além de atualizada, os treinamentos também tornam a equipe mais confiante.
  • Treinamento da equipe: porteiros e vigilantes devem receber treinamentos periódicos para reagirem de forma rápida e eficiente em situações de perigo.
  • Engajamento dos moradores: o comprometimento dos condôminos em seguir as normas de segurança e reportar atividades suspeitas é vital para a proteção coletiva. “Moradores devem estar sempre atentos, seguir as regras e reportar qualquer atividade suspeita”, recomenda.

Serviço
O quê: Expomarket Condomínios 2024
Quando: 25 e 26 de outubro de 2024
Horário: sexta-feira de 10h até 21h; sábado de 10h até 19h
Onde: Shopping RioMar Expansão, Piso L3
Confira a programação completa e inscreva-se gratuitamente: acesse aqui

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Expomarketing
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

condomínios segurança expomarket feira ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar