Saiba mais sobre gestão e segurança condominial no Expomarket Condomínios

Evento realizado pelo O POVO e pelo O POVO CBN ocorre em outubro com fornecedores, oportunidades de negócio e grandes nomes do mercado

16:47 | Ago. 16, 2024

Por: O Povo
O Expomarket Condomínios é realizado pelo O POVO e pelo O POVO CBN e conta com palestras, exposições e rodadas de negócios (foto: Freepik)

“Desafios da gestão condominial” e “Certificação de combate à incêndios” são alguns dos temas que serão abordados na quarta edição do Expomarket Condomínios. O evento ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Shopping RioMar Fortaleza, e reúne as principais novidades do setor com especialistas do mercado local e nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial da feira.

Realizado pelo O POVO e pelo O POVO CBN, o Expomarket Condomínios conta com palestras, exposições e rodadas de negócios. Saulo Venâncio é um dos especialistas convidados para o evento. Presidente da Associação de Síndicos do Estado do Ceará (Assosíndicos/CE) e sócio e síndico profissional da Informma Síndicos, ele apresenta ao público os “Desafios da gestão condominial”.

“A gestão condominial é a união entre pessoas e processos. Eventos como esse são importantes porque educam e informam o mercado que, hoje, é muito carente de informação. Quando eu tenho pessoas que se capacitam, a gestão dos condomínios acaba sendo mais profissional”, indica.

Confira as principais dicas de Saulo para uma boa administração:

  • Qualificar e valorizar os colaboradores do condomínio, além de promover uma boa
    remuneração;
  • Ter processos bem definidos com uma metodologia de trabalho;
  • Manter uma boa saúde financeira condominial para cobrir manutenções e benfeitorias. Para isso, é necessário saber lidar com problemas de inadimplência e revisar taxas de condomínio defasadas;
  • Garantir a qualidade dos prestadores de serviço e evitar contratar sempre os mais baratos;
  • Jamais ignorar as manutenções preventivas. Além de oferecer perigo, esse hábito pode sair caro, já que as manutenção corretivas chegam a custar, praticamente, duas vezes mais do que as preventivas.

Outra presença confirmada é o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Joel de Abreu Nobre.

Abordando o tema “Certificação de combate à incêndios”, o especialista discorre não só sobre as principais medidas de segurança em condomínios, mas também tendências como o uso de placas fotovoltaicas e instalações para carros elétricos. O comandante deve apontar, ainda, atualizações na norma de prevenção de incêndios em prédios altos.

“Parabenizamos o evento porque é uma forma de fomentar a cultura prevencionista e levar os conhecimentos necessários para que as edificações se regularizem”, atesta. Segundo Joel de Abreu Nobre, as principais causas de incêndio envolvem curtos circuitos, sobrecarga em tomadas, mau dimensionamento do sistema elétrico e vazamento de gás.

Veja algumas orientações do comandante para síndicos e moradores:

1. Certificação

O sistema anti-incêndio em condomínios deve incluir desde sinalizações de emergência até a instalação de sprinklers. Assim, é fundamental que a administração procure o CMBCE para garantir as estratégias de segurança adequadas e o treinamento de quem irá acioná- las. No caso dos residenciais multifamiliares, o prazo de validade da certificação junto ao Corpo de Bombeiros é de quatro anos. Também é recomendada a verificação constante do sistema, a fim de apurar possíveis manutenções necessárias.

2. Conhecer os moradores

Conhecer os moradores e manter o registro das especificidades de cada residência faz toda a diferença em casos de incêndio. A prática permite que os bombeiros identifiquem quem se encontra em maior risco, como pessoas com mobilidade reduzida, crianças e idosos, e otimizem esforços para uma evacuação de sucesso.

3. Profissionais habilitados

Uma causa comum de incêndio é a sobrecarga do sistema elétrico do condomínio, principalmente devido à instalação indevida de aparelhos de ar condicionado. Por isso, contratar um engenheiro habilitado para gerenciar essas instalações e traçar os limites de consumo energético de cada residência é indispensável. A partir dessa estratégia, é possível construir um regime interno com critérios que devem ser seguidos pelos moradores e fiscalizar o cumprimento dessas medidas.

Exponha sua empresa no ExpoMarket Condomínios!

Se você é um fornecedor do mercado condominial, não fique de fora! Entre em contato pelo WhatsApp: (85) 9 9759 3984 ou pelo e-mail: expocondominios@opovo.com.br, converse com um consultor de negócios e conheça as diversas formas de participação no evento.

Serviço

O quê: Expomarketing Condomínios 2024
Quando: 25 e 26 de outubro de 2024
Horário: sexta-feira de 10h até 21h; sábado de 10h até 19h
Onde: Shopping Riomar Expansão, Piso L3
Inscrições para o público: https://expomarketcondominios.com.br/

LEIA MAIS | Feira conectará fornecedores e síndicos de condomínios no RioMar Fortaleza

Condomínio com alta taxa de inadimplência? Saiba o que fazer