Espaços gratuitos de formação moldam destinos através do esporte
Projeto social promove a difusão gratuita de modalidades esportivas em 168 municípios do Estado e coleciona histórias de conquistas
06:00 | Mai. 09, 2024
Para estimular a transformação social através do esporte, o Estado do Ceará vem investindo em espaços físicos gratuitos e adequados para prática esportiva nas comunidades, impactando positivamente milhares de crianças e adolescentes em quase todos os municípios do Ceará.
As areninhas e o Projeto Esporte em 3 Tempos são bons exemplos. Este último é uma iniciativa educacional de participação, mas que também possibilita destaques em desempenho. É o caso de Matheus Maciel, 11, atendido no município de Russas desde os seis anos. Até passar a frequentar a areninha de sua cidade semanalmente, nas sextas e sábados, Matheus esperou ansiosamente se aproximar dos sete anos de idade para ingressar em uma das turmas do Esporte Em 3 Tempos.
"Desde pequeno, quando esse projeto surgiu, eu pedia para a mãe me colocar, porque eu sou apaixonado por futebol, desde pequeno", diz o pequeno atleta que já coleciona grandes conquistas. Além do futebol, Matheus pratica karatê e guarda algumas medalhas, como a de Campeão Cearense no ano de 2023 pela Federação Cearense de Karatê (FCK) e a que o destaca em 1º lugar no Campeonato Cearense de Karatê. O menino também foi vice-campeão brasileiro no ano de 2022 pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).
A mãe Francilene Maciel, que é só orgulho do filho, elogiou a iniciativa por promover a socialização dos participantes. "É sobre a convivência com outras crianças, para não ficar muito tempo no celular, para não estar na rua sem ter o que fazer, aí esse projeto, o futebol, a areninha, o Esporte em 3 Tempos, foram sensacionais”, conta ela.
Dagmauro Lima, professor do Projeto no município, concorda e elogia o aluno. "O Matheus é um dos alunos que vemos claramente o seu desempenho ao longo desse período de quatro anos, o seu desenvolvimento. Nas avaliações que a gente faz, ele é um dos que mais se destacam", relata.
O professor menciona o Projeto Esporte Brasil (Proesp Brasil), uma avaliação física realizada dentro do Projeto Esporte Em 3 Tempos composta por testes que observam o estado de saúde de crianças e adolescentes em indicadores como crescimento e desenvolvimento corporal, motor e estado nutricional. Também é alto o desempenho de Matheus no Proesp.
"Porque ele é um atleta. No Karatê, já foi campeão cearense, é carateca para a faixa etária dele, e as atividades que a gente faz dentro do Projeto ajudam no karatê, e não é só o futebol, porque a gente faz a parte funcional, a gente faz atividade física", explica.
Areninhas
As areninhas começaram a ser construídas em 2014 como resultado da parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais. Hoje, os espaços atendem mais de 180 municípios e contam com cerca de 150 profissionais. O projeto é considerado uma das maiores políticas públicas de esporte no Brasil e tem atraído interesse de gestões governamentais de outras regiões do País.
Já o Projeto Esporte Em 3 Tempos atende 168 municípios cearenses. Em Russas, onde a areninha foi inaugurada em junho de 2018, o Projeto iniciou as atividades no ano seguinte. Para o professor Dagmauro, em termos de infraestrutura, o espaço físico da areninha em Russas possui “todas as condições adequadas” para o funcionamento das ações “dentro das prerrogativas do Projeto”. Ele cita o gramado sintético, os vestiários que atendem o público masculino e feminino e a iluminação LED, necessária durante a noite.
Embora o espaço físico seja importante, não deixa de ser um meio. A maior relevância está naquilo que é imaterial. Que, diferentemente de uma bola, não se pode pegar com as mãos, mas sentir com o coração. Atuando como professor no Estado há quase uma década e meia, Dagmauro diz se sentir realizado. "Eu só tenho a agradecer à Secretaria do Esporte em parceria com o município de Russas terem desenvolvido esse projeto social, porque a gente observa como as nossas crianças e adolescentes estão realmente caminhando para um processo de cidadania, que é o objetivo maior."
Um olhar pedagógico
Muito além de uma formação técnica, o Esporte Em 3 Tempos visa promover educação cívica e resgatar crianças e jovens de vulnerabilidades. Doralice Orrigo da Cunha é coordenadora pedagógica do Projeto. Ela diz que iniciativas como essa promovem o desenvolvimento integral dos participantes ao abranger aspectos como os sociais, os físicos e os emocionais.
"Construímos uma proposta pedagógica e metodológica com bases na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que desenvolve, além do esporte ou da atividade física em si, um cidadão participativo e humanizado", explica.
O novo desafio é atrair mais meninas, já que a maioria do público é masculino. “A gente está numa campanha, em 2023 a gente já teve um aumento de meninas e em 2024 estamos no caminho também, então é o nosso trabalho aqui trazer as meninas para esse contexto das areninhas, porque infelizmente a sociedade só enxerga areninha para o público masculino, e não é, a gente tem muitas meninas boas jogando futebol”, defende.
Equipamentos que protegem
Além das areninhas, o Ceará também dispõe de equipamentos que oferecem práticas esportivas em um modelo transversal, atravessando outras áreas da vida da população mais vulnerável.
A Secretaria da Proteção Social (SPS) conta com quatro Complexos Sociais Mais Infância, com quatro Centros Comunitários e com cinco ABCs, além do Espaço Viva Gente e do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência.
Em todos os espaços há atividades de qualificação profissional e oficinas de cultura, lazer e esporte. São ofertadas modalidades como handebol, futebol, capoeira, vôlei, lutas, ritmos e outros, compreendendo o esporte como uma ferramenta fundamental para a qualidade de vida, inclusão social e transformação social.
Acrescenta-se que a SPS coordena o Esporte Superação, um programa com mais de 9 mil beneficiários com núcleos em Fortaleza, Caucaia, Sobral e na região do Cariri. Os núcleos acontecem em praças, areninhas e entidades parceiras que realizam outras atividades e recebem o Esporte Superação como uma ferramenta a mais de inclusão social.
Saiba mais sobre o assunto
Live do projeto Esporte é Vida
Tema: A prática esportiva como vetor de desenvolvimento integral: físico, lúdico, emocional e social
Onde: Canal do O POVO no YouTube
Quando: Quando: sexta-feira, 10 de maio, às 11h