Confira hoje o caderno especial Energia Limpa sobre o potencial de energias renováveis do Ceará

Estado se destaca na produção de energia eólica e solar e se prepara para produzir e exportar hidrogênio verde. Com isso, deve entrar no ranking dos maiores produtores de energia limpa do mundo

06:00 | Mar. 31, 2021

Por: O Povo
Como metas prioritárias do governo brasileiro estão a ampliação do uso de fontes alternativas de energia e expandir a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira para 18% até 2030 (foto: Getty Images)

O Ceará tem tudo o que qualquer lugar do mundo gostaria de ter em abundância para a geração de energias limpas. Há sol, vento e posição geográfica privilegiada em relação a muitos países. Com grande oferta de energias renováveis a baixo custo, como a eólica e a solar fotovoltaica, e tecnologia para produção e exportação de hidrogênio verde, o Brasil se destaca positivamente entre países que nem sempre têm disponibilidade para atender as demandas de transição energética, como o Japão, a Coreia do Sul e parte da Europa.

O Ceará já é um estado exportador de energia elétrica, lembra o coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Joaquim Rolim. Em 2019, exportou 25,6% da energia elétrica gerada no Estado. “Se acrescentarmos as usinas em construção e outorgadas pela Aneel, com construção a iniciar, o Ceará terá, em um futuro próximo, 70% da sua matriz elétrica composta pelas renováveis fontes eólica e solar”, enumera ele.

A vantagem competitiva e impulsionadora de empregos e desenvolvimento socioeconômico de maneira geral será ainda maior com a instalação da usina de hidrogênio verde no Complexo do Pecém.

No caderno especial Energia Limpa, publicado hoje no O POVO, você lê sobre o desenvolvimento da cadeira de geração de energia limpa. De como ela pode ser utilizada na sua casa ou no seu negócio e, principalmente, como adotar a geração de energia limpa contribui para a descarbonização do planeta.

O crescimento das energias renováveis significa mais demanda de empregos. Podem ser criados cerca de nove milhões de vagas de emprego por ano globalmente, segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena).

Enquanto o Brasil se destaca internacionalmente, o Ceará já é um dos expoentes nacionais quando se fala em exportação de energia. Segundo Duna Uribe, diretora comercial do Complexo do Pecém (CIPP S/A), as principais vantagens competitivas do Estado
estão conectadas ao Porto do Pecém, onde a usina de hidrogênio verde deve ser instalada.

Para saber mais sobre o tema, confira também cinco lives diferentes sobre o assunto.

- A relevância da geração de energia limpa para o futuro sustentável do planeta: o papel do Ceará


Entrevistados: Jurandir Picanço e Alexandre Pinto

Assista aqui

- Energia solar, capacidade instalada e potencial de crescimento no Ceará: desafios e oportunidades


Entrevistados: Joaquim Rolim e Luis Carlos Queiroz

Assista aqui

- Energia eólica, capacidade instalada e potencial de crescimento no Ceará: desafios e oportunidades


Entrevistados: Joaquim Rolim e Jonathan Colombo

Assista aqui

- Hidrogênio verde: características, benefícios e projetos bem sucedidos no mundo


Entrevistado: Fernando Ribeiro de Melo Nunes

Assista aqui

- Hub de hidrogênio verde no Ceará: vantagens competitivas e impactos socioeconômicos


Entrevistados: Constantino Frate e Sérgio Araújo

Assista aqui

Assista também as webséries:

Energia Limpa e sua relevância para o futuro sustentável do planeta

A contribuição atual das energias renováveis na matriz energética do Ceará

Hidrogênio Verde: o Ceará na vanguarda da geração de energia limpa do planeta

+

Acesse o canal digital Energia Limpa