enel

Enel Ceará reconstrói 12,2 km de rede de energia destruída pelas chuvas no Carnaval

Distribuidora colocou o dobro de equipes nas ruas numa força-tarefa para reparar os estragos do que foi a segunda maior chuva dos últimos 50 anos

A tempestade que atingiu Fortaleza e várias cidades do Ceará no último fim de semana causou destruição em vários pontos, e na rede elétrica não foi diferente. Segundo a Enel Ceará, foram 621 ocorrências de galhos sobre a fiação e quedas de árvores, sendo Fortaleza e a região metropolitana as áreas mais afetadas.

Para enfrentar o problema, a distribuidora acionou imediatamente o plano de operação para contingências climáticas, com reforço de equipes em campo, priorização dos casos mais graves e 100% da operação das diferentes áreas da companhia voltada para o atendimento aos clientes afetados pelas chuvas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o responsável de Operação e Manutenção da Enel Ceará, Rosario Zaccaria, a companhia chegou a operar nas cidades afetadas com o dobro da quantidade de equipes com que atua em dias normais.

“Isso é possível graças a todo o planejamento e preparação que fazemos para esse período de chuvas, que nos permitem remanejar equipes de funções comerciais para emergenciais, e entre regiões para os locais mais impactados”, explica.

Rosario enfatiza que, no total, incluindo postes danificados durante a tempestade e postes abalroados (que sofreram colisão de veículos), foram 56 postes substituídos em apenas quatro dias. Além disso, foram 41 transformadores trocados.

“Conscientes dos transtornos vividos pelos nossos clientes, trabalhamos noite e dia e conseguimos, em 48 horas, recuperar a energia de mais de 90% dos nossos clientes. Encerramos a terça-feira (14) já com praticamente 100% de recuperação, restando apenas alguns casos pontuais", afirma Rosario.

O responsável de Operação e Manutenção da Enel Ceará diz que, de acordo com as previsões meteorológicas, novas chuvas estão previstas para o estado, e a companhia está atenta às condições climáticas.

“Acompanhamos com atenção as previsões e estamos preparados para atuar nos diferentes níveis de contingência. Nossa prioridade nesse momento é atender nossos clientes com agilidade e segurança”, reforça.

Em momentos de contingência, a Enel também opera com reforço nos canais de atendimento, mas orienta os clientes a sempre priorizarem os canais digitais, para agilizar o registro de falta de luz. É possível entrar em contato pelo WhatsApp, no número (21) 99601-9608, ou usando o aplicativo da Enel Ceará, disponível gratuitamente. A falta de luz também pode ser informada pela agência virtual, no site www.enel.com.br.

Investimento

A preparação da rede para o período chuvoso também passa pelos investimentos, que tornam o sistema mais resiliente e preparado para os efeitos climáticos. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 5 bilhões no Ceará. Esses valores foram destinados à expansão da rede, à inclusão de tecnologia e à adequação da infraestrutura.

Apenas nos últimos dois anos, por exemplo, foram entregues oito novas subestações, nos municípios de Fortaleza, Pindoretama, Pacatuba, Itarema, Paracuru, Itapipoca, Guaraciaba do Norte e Porteiras.

“São melhorias que nos dão a capacidade, por exemplo, de fazer o que fizemos na terça-feira em Eusébio, quando um poste abalroado interrompeu o fornecimento de cerca de 10 mil clientes. Graças à tecnologia aplicada à rede, recuperamos em segundos 9,2 mil cientes, e deslocamos cinco equipes para reparar o trecho de rede destruído”, relembra Rosário.

Números

- 12,2 km de rede reconstruídos
- 621 ocorrências de galhos e quedas de árvores atendidas
- 56 postes substituídos em apenas quatro dias
- 41 transformadores trocados

Serviço
Enel Ceará
WhatsApp: (21) 99601-9608
Site: www.enel.com.br
Aplicativo: Enel Ceará, disponível gratuitamente

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
enel
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Enel chuva falta de luz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar