Empreender

Marca histórica: número de mulheres empreendedoras cresce no Brasil

Confira dicas de negócios femininos na capital que, além de comprar, você ajuda a impulsionar o empreendedorismo feminino

Mais de 34% dos empreendedores do país são mulheres. É o que aponta a última pesquisa do Sebrae feita com base em dados do IBGE. O número reflete uma marca histórica alcançada ainda no terceiro trimestre do ano passado: 10,3 milhões de mulheres estão à frente de seus próprios negócios no Brasil. Para alargar ainda mais essa estatística e refletir a potência desses negócios, trouxemos algumas marcas cearenses femininas para você deixar no seu radar, na hora que for escolher de onde comprar.

Atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, o Brasil é o quarto principal mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. E a perspectiva é que este segmento continue em expansão. Boa notícia para quem empreende no setor, como é o caso da fisioterapeuta Sarah Façanha, que há mais de dez anos decidiu investir na área da estética facial e corporal. Começou a atender à domicílio e em clínicas de estética, até que decidiu abrir seu próprio negócio. Hoje atende no bairro Aldeota e para marcar um espacinho na sua agenda basta acessar o Instagram Sarah Estética.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 

Marina e Diana na loja Patú, localizada no bairro Meireles
Marina e Diana na loja Patú, localizada no bairro Meireles (Foto: Ale Virgilio)

Trabalhando com moda há mais de 30 anos, Diana Souza sempre esteve nos bastidores do mundo fashion. Foi na pandemia, que ela e a filha, Marina Fontanari, advogada de formação, decidiram unir suas expertises para empreender. Assim, em outubro de 2021, nasceu a Patú. As memórias de suas vivências no Sertão Central do Ceará, terra dos avós de Diana, serviram de inspiração para criar uma moda regional de apelo global, na qual o carro-chefe é uma alfaiataria sofisticadamente relaxada, cheia de referências emocionais e visuais do semiárido nordestino. Diana foi uma das convidadas da live do Movimento Empreender e conversou sobre o mercado de moda do Nordeste e as inspirações que norteiam a marca.

Brunna, da Meu Eco, marca de produtos de beleza naturais
Brunna, da Meu Eco, marca de produtos de beleza naturais (Foto: Anderson Gama)

 

Quem entra na Casa Azû, no bairro Benfica, logo sente um cheirinho que circunda o ambiente. É nos fundos da antiga e charmosa casinha, que abriga diversas pequenas marcas cearenses, que a química Brunna Angélica desenvolve os produtos da Meu Eco. A marca, focada em cosméticos naturais veganos e sustentáveis, nasceu em 2019, no último mês do mestrado da empreendedora, que sonhava em desenvolver uma marca que aliasse sua vontade de ter um negócio à preservação do meio-ambiente. Hoje, Brunna desenvolve uma linha completa de produtinhos que, além de cuidarem da beleza, são totalmente amigos do meio-ambiente. Na Casa Azû é possível ainda conhecer outras marcas femininas que expõem no espaço.

Joana Darque no seu Mercantil Senna, no bairro Conjunto Palmeiras
Joana Darque no seu Mercantil Senna, no bairro Conjunto Palmeiras (Foto: Anderson Gama)

 

Do Benfica para o Conjunto Palmeiras, que se destaca não só por sua moeda social, mas também pelos inúmeros pequenos negócios que fazem a economia do bairro girar. O Mercantil Senna é um deles, que há 34 anos faz parte do dia a dia do lugar. Da mercearia ao hortifruti, do açougue à lojinha no piso superior do prédio. A estrutura do Senna hoje é bem diferente daquela bodega da década de 80, quando Joana Darque de Souza e o marido, Francisco Alves de Souza – conhecido como Senna - , decidiram empreender. Hoje, o Mercantil Senna está sob a responsabilidade de Joanna, que parece ter nascido mesmo para empreender. Vai dar um rolê no bairro? Passa por lá!


Movimento Empreender – A hora é agora!
Quer mais dicas descomplicadas para aplicar no seu negócio hoje? Então acesse movimentoempreender.com e acompanhe conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Empreender
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar