Jingle bell: dicas para turbinar suas vendas no natal

Uma das melhores épocas do ano para o comércio, pequenos negócios apostam na data para faturar mais

00:00 | Dez. 15, 2022

Por: O Povo
Uma das opções natalinas da Maria Cookie é o Cookietones (foto: Ricael Sousa)

O natal é uma das épocas mais aguardadas do ano para quem tem um negócio. Não à toa, a data já vem sendo pensada há vários meses por empreendedores. Também não é pra menos, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, este ano o período deve movimentar R$65 bilhões no país. Se confirmada essa expectativa, o setor terá o primeiro aumento real de vendas após dois anos de perdas na sua principal data.

Para os pequenos negócios, o período também é bastante celebrado. Para quem pensa em vender mais nesta época, é preciso antecipação. É no que acredita Tábita Pereira, que desde agosto planeja sua Maria Cookie para dar conta da demanda. Além de novas embalagens, ela buscou inspiração em grandes cafeterias do país para trazer novidades para o seu cardápio, que está recheado de deliciosas opções. Como, por exemplo, embalagens de vidro com mini cookies e opções mais acessíveis para presentear.

“O natal pra gente é uma das melhores épocas do ano, se não a melhor”, confirma Leonardo Petrus, da Dourado Cakes. Ele e o sócio, Diego Atylla, estão nos preparativos há cerca de 2 meses: “Outubro é um mês chave, porque quanto mais perto do natal mais caras vão ficando as embalagens, os insumos. Então a organização ela tem que ser bem antes de dezembro”, ressalta Petrus.

Ele conta que uma das estratégias que usa para definir o cardápio natalino é ir lançando novos produtos ao longo do ano, aqueles que fazem mais sucesso, retornam - para a alegria dos clientes: “Vendo o que repercutiu durante o ano, o que bombou nas vendas desses novos sabores, a gente traz para o cardápio de natal. Então a gente insere de alguma forma, sendo o recheio de um chocotone ou trazendo o recheio para alguma torta, porque final de ano tem muitas encomendas de tortas grandes para sobremesas”, explica.

Ainda era novembro quando Tábita divulgou seu cardápio especial. Como parte de sua estratégia, ela quis ser uma das primeiras a lançar suas opções natalinas. Além disso, ela disponibilizou descontos especiais para os pedidos daquele mês como forma de publicizar sua ação: “É uma ótima alternativa por que faz com que os próprios clientes depois lembrem de comprar com a gente em dezembro”, afirma.

Apesar da expectativa para o período, a empreendedora ressalta que o cenário econômico do país não está favorável, o que deve impactar também nas vendas. Tábita lembra ainda que por conta da Copa, o natal só começa mesmo agora: “Antes a gente poderia trabalhar bem o natal durante 1 mês, agora a gente só tem 13 dias, é uma contagem regressiva. Então o que eu estou fazendo é divulgar muito bem os produtos, trabalhar combo, e trabalhar dia 24 e 25 para ter pronta entrega, para ver se eu consigo ganhar pelo menos um ou dois dias para ter um cenário favorável para o natal”.

Além da antecedência para adquirir insumos com melhores preços, Leonardo lembra que é importante ainda apostar num ambiente tipicamente natalino para as redes sociais – para já ir criando um clima. De novidade, a marca traz 3 caixinhas temáticas, cada uma recheada com uma delícia diferente. Tem ainda os chocotones trufados com sabores de dar água na boca: “chocolate com caramelo salgado e doce de leite com pistache, incríveis, são sabores bem diferentes que eu nunca vi em chocotone”, ressalta.

Já para a Maria Cookie, Tábita investiu forte nos combos e nas promoções. Com 4 opções, eles variam de R$59,90 a R$63.

 

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