Empreendedorismo: Tecnologias habilitadoras da transformação digital

Como aproveitar ao máximo os dispositivos móveis nas estratégias do seu pequeno negócio

00:00 | Nov. 02, 2021

Por: O Povo
Apostar em boas estratégias para os dispositivos móveis é imprescindível para ampliar e fidelizar clientes e aumentar faturamento (foto: Franziska & Tom Werner)

Hoje em dia todo mundo tem um celular na palma da mão a todo momento. Basta olhar na fila do supermercado, da casa lotérica, entre um aparelho e outro na academia: todos estão com os olhos grudados em em seus smartphones. Com isso, boa parte desses usuários tendem muito mais a navegar pela web em seus dispositivos móveis do que em em computadores de mesa, por exemplo.

Como afirma o professor associado do Departamento de Computação da UFC, José Macêdo, “com a disponibilidade de comunicação sem fio mais barata e abrangente, a tendência é de que (este) se torne o principal canal de vendas e de comunicação das empresas com seus clientes”. Além do que, a evolução tecnológica dos smartphones tem permitido o desenvolvimento de aplicativos móveis cada vez mais sofisticados. “Dessa forma, qualquer empresa que deseje se conectar com seu cliente precisa ter como estratégia lançar canais digitais apropriados para serem acessados por esses dispositivos móveis”, pontua.

Assim, apostar em boas estratégias para os dispositivos móveis é imprescindível para ampliar e fidelizar sua cartela de clientes e, a médio e longo prazo, aumentar seu faturamento. José Macêdo, que também é conteudista do curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas, é quem ensina 5 estratégias que devem ser aplicadas para que a sua empresa aproveite ao máximo essa tecnologia.

1 – Design responsivo
Você precisa usar tecnologias que tornem seu dispositivo responsivo, ou seja, que ele ajuste automaticamente layout e conteúdo para diferentes tamanhos de tela. Isso é muito importante para o marketing na web, já que os usuários não têm tempo ou paciência para mexer em aumentar ou diminuir o zoom de suas páginas. Seja conciso e não tenha medo de incluir muitos hiperlinks.

2 – Otimize seus emails
Acredite ou não, os boletins informativos da empresa são tão eficazes hoje quanto eram há 20 anos em termos de potencial de marketing. A única diferença é que, hoje em dia, os e-mails se tornaram móveis. Cerca de 65 por cento de todos os e-mails agora são abertos em smart- phones, em vez de desktops ou notebooks. Tendo isso em mente, você deve garantir que seus e-mails sejam compatíveis com dispositivos móveis.


3 – Use a mídia Social
A mídia social é uma das armas mais importantes no seu arsenal de marketing – especialmente se você estiver experimentando diferentes estratégias de marketing móvel. Se você estiver enviando mensagens SMS ou HTML para clientes em potencial, coloque-os em sua página do Facebook ou Instagram. Incentive-os a “curtir” ou compartilhar imagens móveis e se envolver em conversas sobre seus produtos, serviços ou a indústria em ger- al. Ao envolver os usuários nas redes so- ciais, você está desbloqueando um novo nível de potencial de marca.

4 – Crie conteúdo otimizado para celular
Normalmente, os usuários de celular verificam suas páginas web em telas pequenas e certamente estão cercados por distrações. Tendo isso em mente, todo seu conteúdo da web deve ser curto rápido. Não perca tempo com descrições coloridas nem tom de voz passivos. Você tem uma chance para chamar a atenção das pes- soas. Faça valer a pena.

5 – Compre anúncios para celular
Diferentemente dos anúncios impressos, os anúncios para celular são mecanismos que podem fornecer retornos sem precedentes à sua empresa. Como você pode direcionar seu público com base em dados demográficos ou em sua área geográfica, os anúncios para celular são capazes de alcançar indivíduos que são muito mais propensos a serem engajados por suas mensagens de marketing.

Mas além dos dispositivos móveis, outras tecnologias são bastante eficazes para aplicar nos pequenos negócios. Computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas. E sabe como aprender tudo isso? Se inscrevendo no curso gratuito Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas, todo esse conteúdo você encontra no módulo 3 do professor José Macêdo. Além dele, outros 11 módulos trazem muito mais para você chegar mais longe, também, no digital.

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