IA é tendência para micro e pequenas empresas
Como aplicar a Inteligência Artificial no seu negócio
00:00 | Set. 14, 2021
O novo perfil do consumidor, cada vez mais digital e exigente, vem tirando empresas da zona de conforto e empurrando-as para pensar novas e eficientes formas de se relacionarem com seus clientes. Diante desse cenário, é preciso arregaçar as mangas e construir ações focadas na melhor experiência do cliente, apoiadas em tecnologias emergentes com recursos como o da Inteligência Artificial (IA), por exemplo.
Inteligência Artificial é uma nova geração de algoritmos, que aprendem, a partir de um grande volume de dados, os padrões que estão naqueles dados. É a área da tecnologia que se refere à capacidade das máquinas de pensarem de forma muito semelhante aos seres humanos. E hoje, principalmente com as mudanças impostas pela pandemia as regras de consumo, vem sendo cada vez mais aplicada à rotina das empresas. Como explica o professor Associado do Departamento de Computação da UFC, José Macêdo, “as empresas precisam de IA para poderem lidar com o grande volume de dados existentes e poderem extrair valor desses dados para utilizarem na melhoria de seus negócios”.
Padrão de compra do cliente e entendimento de suas preferências são apenas alguns exemplos de dados a serem mensurados pela IA. Com eles, é possível antever, por exemplo, ações dos clientes antes que elas aconteçam. Vamos supor que você seja cliente de uma empresa de TV por assinatura (mas poderia ser jornal, revista, streaming), mas você não está satisfeito com o serviço que estão lhe oferecendo e está prestes a cancelar. Só que o algoritmo por trás da IA já sabe disso, e a empresa, antes que você prescinda de seus serviços, vai lhe oferecer inúmeras vantagens para que você desista da ideia de trocá-la por outra do mercado.
Isso é possível graças a todos os dados que foram coletados ao longo do tempo em que você se relaciona com a empresa. Cada vez que liga para reclamar, cada atendimento, tudo está sendo computado, listado e catalogado, formando seu perfil. “Por que que isso é interessante, por que a empresa pode antever um problema e agir sobre esse problema antes que ele aconteça”, enfatiza Macêdo.
E não há dúvida: o recurso veio pra ficar. De acordo com o Índice de Nível de Inovação e Crescimento IA (Inicia), o uso de tecnologias de Inteligência Artificial cresceu de 38%, em 2018, para 48%, em 2020. Mas não são só as grandes empresas, que precisam lançar mão da tendência. Micro e pequenos negócios podem e devem se beneficiar dessas facilidades, agilizando processos e fortalecendo relacionamentos.
Classificação de clientes, para saber se esse cliente é bom, médio ou regular, precificação de produtos, segmentação do público, campanhas digitais, customização de produtos, buscas personalizadas e automação do atendimento via chatbots são apenas alguns dos exemplos do que a IA pode fazer pelo seu negócio.
“Outro ponto que eu acho que vale a pena mencionar é que a Inteligência Artificial pode ajudar a melhorar a qualidade do trabalho das pessoas dentro da empresa. Então, ao invés de a pessoa ter que ir lá preparar planilha, ficar olhando aqueles dados, ela pode trabalhar junto do algoritmo”, defende Macêdo.
Ele explica ainda que não é que o algoritmo vá substituir pessoas, ele vai melhorar a qualidade daquele trabalho e amplificar suas capacidades. “Com isso a empresa vai se tornar mais eficiente nas suas ações e seus funcionários também serão mais qualificados por que terão o apoio desse algoritmo”, finaliza.
Quer se aprofundar e aprender de vez como dominar essa e outras tecnologias para aplicar no seu negócio? Não perca a oportunidade e inscreva-se agora no curso GRATUITO “Transformação Digital para micro e pequenas empresas”. Em formato de ensino à distância (EAD), o curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio.
Para acompanhar tudo sobre o universo do empreendedorismo acesse MOVIMENTO EMPREENDER e tenha acesso a um universo de possibilidades.