Tranquilidade e conforto à beira mar de Fortim

A vontade de curtir paisagens deslumbrantes em clima de refúgio levam aos caminhos de Fortim. Praias do município oferecem também a prática de esportes aquáticos, como o kitesurf

16:14 | Dez. 09, 2024

Por: O POVO Lab
Rio Jaguaribe no município de Fortim (foto: FCO FONTENELE)

Uma praia para curtir a natureza com tranquilidade. Passeios de barco, esportes aquáticos, culinária cearense, além do melhor que as hospedagens podem proporcionar. O município de Fortim, localizado a 131,69 km de Fortaleza, se situa no Litoral de Aracati. A praia de Pontal de Maceió e o Mirante do Pôr do Sol, na Praia das Grutas, são alguns dos atrativos imperdíveis da região. O local abriga grandes eventos de kitesurf e oferece condições perfeitas para a prática do esporte.

“Uma infraestrutura turística excelente com hospedagens de alto padrão e gastronomia típica, além de um comércio local bem equipado e diversificado”, resume Flávio Marcelo, secretário de Turismo e Cultura de Fortim e representante do município na Rota das Falésias.

Ele destaca que a cidade é banhada pelo Rio Jaguaribe, que contorna o município com o seu manguezal passando pelo Jardim e pelo Canto da Barra onde encontra-se com o mar. Fortim abriga enormes paredões de pedra tibaú esculpidos pelo mar, grutas com piscinas naturais relaxantes, uma exótica floresta de mandacarus, um incrível pôr do sol e a selvagem Praia das Agulhas.

“São muitas as opções de restaurantes e barzinhos, com excelente gastronomia, feira de artesanato, música, arte, intervenções e eventos culturais que oferecem o que de mais autêntico um lugar pode oferecer para aqueles que admiram também a beleza da diversidade cultural”, acrescenta.

Durante o dia, o visitante pode desfrutar de várias atividades como passeio de buggy, quadriciclo, eco bike, a cavalo, jangada, lancha, catamarã, batera, vôlei de praia, beach tênis, yoga, massagens terapêuticas, spa, vivências com pescadores, marisqueiras, agricultura familiar, além de vários eventos como Regatas de Jangadas, pôr do sol e outros que levam os visitantes a terem contato com a cultura e tradições locais.

A hospitalidade e o acolhimento ao receber turistas também são elementos que se destacam. “Quem visita fortim cria com a cidade um elo e sempre quer voltar”, diz o secretário.

Alejandro Ureta, diretor dos hotéis Jaguaríndia Village, Jaguaribe Lodge e Vila Selvagem, situados em Fortim, destaca a beleza natural “um pouco diferente” do restante das praias do Ceará. “O formato da foz do rio Jaguaribe em seu encontro com o mar, com as dunas de Aracati de um lado e o simpático vilarejo de Pontal de Maceió do outro lado”, descreve.

Segundo ele, tais elementos fazem da região um destino ideal para o descanso. A isso, se unem uma série de componentes culturais próprios que se formam ao redor da cultura da pesca e da colheita de mariscos, além das fazendas de camarão e de caju.

Fortim faz parte da Rota das Falésias, que é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae Ceará e o apoio do Sebrae Rio Grande do Norte. Oito cidades cearenses integram o roteiro turístico de 215 km ao longo do litoral leste.

“O turismo em Fortim é uma das atividades econômicas que mais cresce e contribui para a descentralização de renda e geração de riqueza porque envolve uma ampla cadeia de setores e profissionais, criando assim oportunidades diversas. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento da cidade por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local”, analisa o secretário.

Segundo Flávio Marcelo, novos empreendimentos surgem a todo vapor. “Alguns de altíssimos padrões, principalmente nas áreas de hotelaria e gastronomia, mas também imobiliária, construção civil (em grande parte voltadas para o turismo) e comércio em geral, o que gera empregos e faz a economia crescer no município cada vez mais, ampliando de forma qualitativa a capacidade de receber cada vez melhor o turista”, afirma.