Fé e cultura movimentam o turismo no Cariri

O Cariri cearense é um dos principais polos de turismo religioso no Brasil. Só de romarias são quatro por ano. O ciclo romeiro tem início em setembro e segue até fevereiro do ano seguinte

06:00 | Nov. 26, 2024

Por: O POVO Lab
Horto do Padre Cicero no Juazeiro do Norte. (Aurelio Alves/ O POVO) (foto: Aurelio Alves)

A cultura do Cariri transborda. Enche os olhos de quem tem a oportunidade de ver tradição e memória vivas. Não paradas no tempo, mas em movimento. Religião, arte, história, natureza são alguns dos atrativos da terra do ‘Padim Ciço’, que movimenta o turismo e a economia do Ceará. Monumentos históricos e equipamentos culturais são destinos imperdíveis para quem quer descobrir o coração do Cariri.
A região é uma das mais procuradas pelo turismo religioso no Brasil. O Cariri recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes, a maioria em busca dos ícones e manifestações da fé católica. A Colina do Horto, onde fica localizada a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, é o ponto turístico mais buscado no triângulo do Crajubar, que engloba as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

A intensa movimentação do turismo religioso tem impacto econômico e social importante na região, destaca Júnior Feitosa, coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) do Cariri.

“O desenvolvimento da nossa infraestrutura, inclusive, desde os teleféricos, a parte cultural, para acolher bem os nossos romeiros e os nossos visitantes. Temos um fortalecimento e integração também com as outras formas de turismo que nós temos. Seja o turismo de aventura, da paleontologia, o turismo de negócios”, amplia.

Segundo Renato Wilamis, secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, a região é considerada o segundo maior destino de turismo religioso do País, ficando atrás apenas de Aparecida, localizada em São Paulo. São quatro as principais romarias na região do Cariri, cujo principal polo é o município de Juazeiro do Norte. 

Em setembro, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores, a padroeira do município de Juazeiro do Norte; novembro, Romaria de Finados, e fevereiro, Romaria de Nossa Senhora das Candeias, também conhecida como Romaria das Luzes. Já na cidade de Santana do Cariri, se destaca a Romaria da Menina Benigna. Outra grande festa religiosa é a de Santo Antônio de Barbalha, que também atrai um grande número de visitantes.

O secretário destaca ainda o caráter diverso de atrativo, com múltiplas opções. “Vai do turismo religioso ao cultural, científico, turismo de natureza. São várias vertentes em um território que é totalmente complementado, as suas cidades se complementam, oferecem aos visitantes diversidade de opções para que o turista ou visitante possa ter uma boa experiência na região do Cariri”, acrescenta.

A construção do novo santuário da Menina Benigna deve fortalecer ainda mais a região como destino do turismo religioso. O complexo religioso em homenagem a Benigna é construído em Inhumas, distrito de Santana do Cariri, onde a primeira personagem histórica consagrada como beata no Estado nasceu.

A jovem foi assassinada aos 13 anos após uma tentativa de estupro, tornando-se aclamada como “Heroína da Castidade”. Em 2019, o martírio de Benigna foi reconhecido pelo Vaticano, sendo oficialmente beatificada em outubro de 2022.

Conforme Júnior Feitosa, do Condetur, o município deve passar por um crescimento econômico, considerando a criação de novas hospedagens, restaurantes e comércios locais. “Então, os próprios guias vão se desenvolvendo e fortalecendo todo o entorno de Santana do Cariri. É um ganho incalculável por conta da criação desse monumento e realmente coloca o Cariri numa posição privilegiada com o fortalecimento e a consolidação do destino de Santana do Cariri”, avalia.

Principais romarias
- Romaria Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro
- Romaria Padre Cícero, em julho
- Romaria Nossa Senhora das Dores, em setembro
- Romaria de Finados, em novembro