Gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência
Aprender é um direito da criança e é na Educação Infantil que ela se apropria dessa aprendizagem através de interações e brincadeiras
07:00 | Dez. 23, 2020
Como sujeito histórico que é, a criança interage, observa, questiona, assimila, constrói e se apropria de conhecimentos. Nessa perspectiva, a composição da aprendizagem se dá de forma dinâmica, interconectando elementos e propiciando as trocas com o outro, seja criança ou adulto.
“A observação sistemática, crítica e criativa do comportamento da criança e das suas brincadeiras e interações no cotidiano, e a utilização de múltiplos registros são condições necessárias para compreender como cada uma se apropria quanto aos modos de agir, sentir e pensar culturalmente constituídos, além de respeitar os seus feitos, compreendê-la como ser social e histórico em processo de transformações contínuas”, aponta a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Antares, Doris Benjamin.
“No Colégio Antares, existe um grande cuidado com o gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da inteligência emocional. Adota-se uma metodologia que promova o crescimento de aspectos saudáveis e o pensamento crítico, contribuindo para que as crianças possam se tornar seres autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, engajados com seu próprio cuidado e da sua comunidade, de forma que assumam um maior controle sobre as circunstâncias que afetam a sua saúde emocional”, acrescenta o professor Marcondes Saraiva, diretor de Ensino e Aprendizagem do Colégio.
Cuidar da saúde emocional é fundamental para uma vida melhor e mais feliz.