Ceneged

Ceneged: energia, combustível e inovação

Empresa cearense no setor de energia já evitou emissão de 390 toneladas de CO2 em 2024 ao apostar no etanol. Nova sede em Itaitinga marca história da companhia na área de sustentabilidade

Ser referência no setor de energia já não é suficiente para a Ceneged. Com quase 20 anos de atuação no mercado, nos últimos anos a empresa cearense vem repensando suas práticas em sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), adotando iniciativas inovadoras cujos frutos já começam a ser colhidos.

A companhia calcula que já evitou a emissão de aproximadamente 390 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na natureza a partir da implantação de um projeto relacionado a utilização de combustíveis. Além disso, a Ceneged inaugurou sua sede em Itaitinga, já considerada um marco na história da companhia quando o assunto é sustentabilidade ambiental.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As práticas sustentáveis em curso, envolvendo combustível, se dão por meio do projeto “Frota Mais Sustentável”, que incentiva a substituição do uso de gasolina comum por etanol nos veículos administrativos. Em alguns estados, o projeto passou a incluir veículos operacionais. Ao todo, a companhia abastece com etanol aproximadamente 130 veículos por mês.

A ação traz eficiência em impacto ambiental. Em comparação com a gasolina comum, o etanol emite cerca de 60% menos CO2, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e ajudando a preservar ecossistemas e a saúde pública.

“O projeto foi desenvolvido interna mente, com o setor de frotas assumindo a responsabilidade total pelo lanejamento e execução. A equipe trabalhou de forma colaborativa para garantir que todas as etapas fossem cuidadosamente planejadas e executadas, utilizando sua expertise para maximizar os resultados”, afirma o coordenador de qualidade e meio ambiente da Ceneged, Túlio Duarte.

Jeberson Oliveira, coordenador do setor de frotas, conduziu uma série de estudos e testes rigorosos para analisar a eficácia do etanol na redução das emissões de CO2 dos veículos corporativos. “Esta iniciativa posiciona a Ceneged como uma importante empresa em práticas sustentáveis no setor. Estamos orgulhosos de que nossos esforços estejam fazendo uma diferença tangível para o meio ambiente e esperamos continuar a expandir essas práticas em outras áreas da nossa operação”, compartilha Marcus André Varandas Filgueiras, diretor administrativo da Ceneged.

Como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2013, a empresa adota uma gestão orientada por práticas de ESG. “Entendemos que é um dever das empresas contribuírem diretamente em ações que melhorem a condição climática e possamos construir através de nossas ações um trabalho mais sustentável”, reforça.

“Para a sociedade, essas iniciativas promovem uma conscientização maior sobre a importância da sustentabilidade, incentivando outras empresas e indivíduos a adotarem práticas semelhantes”, frisa Marcus André.

 

Marco em sustentabilidade

Essa não é a primeira ação de ESG da empresa, que começou a investir na abordagem em meados de 2018. A sede matriz da Ceneged, localizada no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, já possui uma usina fotovoltaica instalada, que gera energia para atender os pontos de presença da Ceneged no estado do Ceará.

Além da matriz no Estado, a empresa possui outras 11 sedes distribuídas nas cinco regiões do Brasil: Roraima e Pará, no Norte; Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, no Nordeste; São Paulo e Rio de Janeiro, no Sudeste; Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste; e do Paraná, no Sul.

A nova sede matriz da empresa é um marco de sustentabilidade para a companhia, de acordo com os diretores. Concluída em novembro deste ano, as obras foram iniciadas há um ano e meio e o projeto incorpora práticas inovadoras e tecnologias verdes desde a sua concepção.

A nova instalação foi projetada para otimizar a eficiência operacional, proporcionando um ambiente de trabalho moderno e funcional. O projeto prevê a implementação de sistemas de reuso de água dos condicionadores de ar, a gestão de resíduos com o conceito de aterro zero, e a utilização de energia solar através de paineis fotovoltaicos.

“Essa sede é um sonho que alimentamos há 19 anos, desde a fundação da empresa. Além de ser um local onde temos todos os setores corporativos da empresa, temos espaços para realização de treinamentos, podcasts, eventos em geral da empresa e que se torna nossa referência e padrão de layout e formatação de espaços otimizados para funcionamento das diversas atividades que desenvolvemos”, afirma o diretor administrativo da Ceneged, Marcus André.

A nova sede da matriz inclui:

  • Reuso da água dos condicionadores de ar;
  • Gestão de resíduos com a implementação do conceito de aterro zero;
  • Uso de energia limpa através da instalação de painéis fotovoltaicos;

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Ceneged
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceneged ESG cartilha ESG sede matriz meio ambiente sustentabilidade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar