Escola Casulo celebra vida e legado de Maria Montessori
Pais aprendem com metodologia criada por estudiosa italiana no século passado, que guia crianças na busca pela própria independênciaNascida em 1870, Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. O método Montessori de ensino, criado por ela, revolucionou a área e se mantém relevante até os dias de hoje. Para homenagear e disseminar esse legado, a escola Casulo Instituto Montessori Bilíngue celebra, anualmente, o aniversário da estudiosa, juntando alunos e pais em uma festa cheia de significado.
A metodologia Montessori tem como principal objetivo trazer contribuições valorosas para a vida da criança, criando condições para que ela conquiste sua independência, autonomia e liberdade. A partir de apenas observações, Maria descobriu que esse grupo se desenvolvia a base de desafios e experiências. Mesmo sem a tecnologia dos dias de hoje, conseguiu desenvolver técnicas eficientes de educação baseadas no próprio desejo, ritmo e potencialidades do aluno.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Assim, a escola Casulo proporciona o ambiente seguro e correto para que as crianças vivam cada experiência. Os professores atuam como guias e cada aluno é acompanhado individualmente, de acordo com os limites e potencialidades apresentados. Não se estimula a competição, mas sim a cooperatividade e, sem prêmios ou punições, as crianças aprendem a se superarem e a entenderem as consequência de suas ações.
“Me encantei com a escola desde o dia que eu vim fazer a visita, primeiro pela questão da liberdade. As crianças têm autonomia, todos os espaços são preparados. Tem um planejamento para cada criança, de acordo com o interesse dela e o momento. Em casa, não sentimos dificuldade deles, por exemplo, numa leitura, numa escrita ou até num andar de bicicleta, porque aqui eles vão trabalhando todos os movimentos, da vida prática até chegar ao conteúdo”, compartilha a psicóloga Vivia Cavalcante, mãe de um aluno de sete anos e de outra de cinco.
Educação para os pais
Além do ambiente escolar, a Casulo faz um trabalho de conscientização com os pais sobre o método e sobre a história de Maria Montessori. “A primeira pergunta que a gente faz é: ‘você quer ser um pai montessoriano?’. Não é possível a criança ter uma orientação em casa e outra diferente na escola. Nossos pais são formados junto com as crianças, e nós observamos que quanto mais a família compreende o método, mais forte é o resultado”, defende a psicóloga e guia da turma de 3 a 6 anos, Andreza Paladino.
Ana Clédina Ferreira, psicóloga e mãe de dois alunos da Casulo, explica como foi se adaptar ao método adotado pela escola. “É um desafio diário, porque nós não somos criados no método, nem os familiares, e a gente tem que estar sempre introduzindo eles nessa maneira de pensar. Mas foi a melhor escolha que a gente fez. Se eu não posso ficar com eles em casa, eu estou exatamente num tipo de ambiente que eu gostaria que eles ficassem, onde eles são respeitados”, indica.
Com uma criança de cinco anos, outra de três e mais um que ainda está na barriga, mas já têm vaga garantida na instituição, Clédina conta que os filhos estão na Casulo desde os seis meses de idade. “A gente pensa que é uma metodologia pra vida, é uma forma de ver a criança realmente como um sujeito e respeitar as escolhas delas'', destaca a psicóloga.
Além de eventos como o aniversário, o colégio promove palestras e oficinas para aproximar os pais e responsáveis da metodologia e garantir uma educação completa às crianças. Fundadora do Casulo, Joana Ferreira considera importante mostrar o embasamento científico por trás desse método alternativo. “Isso dá uma segurança grande aos pais. Não é algo que surgiu do nada. Quando falamos com os pais sobre quem Maria Montessori foi, eles ficam fascinados”, garante.
Para a advogada Renata Gonçalves, mãe de dois alunos da Casulo, de cinco e dois anos, quanto mais eventos do colégio envolvendo os pais, melhor. “A gente faz questão de não faltar. A gente vê que o desenvolvimento individual é respeitado porque tudo é muito pela criança”, aponta.
Casulo Instituto Montessori Bilíngue
Instagram: @casulomontessori
Endereço: Rua Laura Bezerra, 85, Lagoa Redonda
Contato: (85) 98180 2400 / contato@casulomontessori.com