Meio ambiente e Montessori: saiba o que essa combinação faz pelas crianças

Escola Casulo Instituto Montessori Bilíngue, em Fortaleza, aposta nas lições sobre o papel do ser humano na natureza como base para a educação de crianças

06:00 | Jun. 30, 2022

Por: O Povo
A fundadora do Casulo, Joana Ferreira, em momento de brincadeira e estímulo com alunos (foto: João Tavares Filho)

Natureza abundante, salas de aula amplas e arejadas, contato com animais, experiências com jardinagem e, principalmente, liberdade para fazer escolhas e se aventurar. É assim que os alunos da escola Casulo Instituto Montessori Bilíngue se desenvolvem diariamente. No sítio de 4.500 m², as crianças aprendem que também fazem parte do meio ambiente e podem ser a força motriz para cuidar desse bem.

O Instituto é adepto do método Montessori, criado pela médica italiana Maria Montessori no século passado. A metodologia busca ajudar a criança a aprender a partir do próprio desejo e em seu próprio ritmo, objetivando o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Caracterizado pela ênfase na independência, considera a natureza como o ambiente preparado com excelência para a criança se desenvolver motora e sensorialmente.

Além disso, é a partir da observação da simbiose no meio ambiente, no qual cada ser vivo tem seu papel para manter o equilíbrio da cadeia, que a criança pode se tornar um adulto que encontra sua missão no mundo e beneficia a natureza assim como ela o beneficiou.

A partir desses princípios, a educação no Casulo é construída. Os alunos participam ativamente do cultivo e cuidado de plantas como cajueiro, bananeira e pés de siriguela e acerola. Eles têm contato direto com a horta, que já produziu itens como milho, melancia, feijão de corda e mandioca, aprendendo desde cedo a valorizarem todos os alimentos. Saguis, jabutis e galinhas divertem os pequenos.

A ampla área verde permite correr livremente, subir em árvores, saltar de um lugar a outro, enfim, ser criança de verdade, sempre com orientação e trabalhando habilidades motoras e cognitivas. “Se não deixar a criança ter essas experiências, mais tarde ela não vai ter nenhuma habilidade desenvolvida e nunca vai conseguir se arriscar. Se eu acreditar que ela vai conseguir, ela vai acreditar. Quando é adulto, a gente quer que se arrisque, mas se a gente poda isso desde o início, como que ele vai fazer?”, questiona a fundadora do Casulo, Joana Ferreira.

A sala de aula no Casulo

As turmas são agrupadas com crianças de 4 meses a 18 meses, de 18 meses a 3 anos e de 3 a 6 anos. A técnica permite o amadurecimento das habilidades sociais e aprendizagem entre pares. O ambiente é preparado com mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento criados por Maria Montessori, a partir da observação das necessidades cognitivas, emocionais e criativas das crianças.

Utilizando o método científico de observações, hipóteses e teorias, as professoras e guias descobrem os potenciais de cada aluno e o momento certo para eles evoluírem para as próximas etapas, sempre respeitando o tempo da criança. A todo momento é incentivada a liberdade do aluno e a capacidade de manejar objetos sozinho.

“A criança é uma pessoa, tem os seus direitos e está em desenvolvimento. Como vamos ajudar nesse desenvolvimento para que ela seja o melhor adulto que ela pode ser? Temos que saber o que está acontecendo com aquela criança, e não tratá-la como se ela não soubesse nada. Se nós assumirmos que aquela criança não sabe nada, quando é que a gente vai crer que ela sabe? A gente trata a criança como alguém que não sabe nada e depois chega uma idade que a gente quer que ela saiba tudo”, explica Joana.

O compromisso do Casulo com a natureza

O Instituto tenta trabalhar com o mínimo de emissão de carbono. Para isso, o lixo orgânico é totalmente aproveitado para compostagem. Restos de folhas e troncos são utilizados como adubo para as agroflorestas. As crianças também aprendem sobre reciclagem e os ciclos da natureza.

As salas de aula são envidraçadas para ter luz natural e as janelas ficam abertas para a circulação natural do ar. Sem ar condicionado, quase não gastam energia. Árvores plantadas próximas às salas fazem sombra e reduzem o calor.

Veja fotos:

Serviço

Casulo Instituto Montessori Bilíngue

Instagram: @casulomontessori

Endereço: Rua Laura Bezerra, 85. Lagoa Redonda

Site: https://www.casulomontessori.com/home

Contato: 85 9 8180-2400 / contato@casulomontessori.com