Cartilha ESG O POVO chega à terceira edição
Conteúdo multiplataforma do O POVO reúne cases de empresas cearenses que assumem práticas ESG e transformam seus negócios e impactam o entorno
16:31 | Dez. 17, 2024
O ano de 2024 foi um divisor de águas na sustentabilidade, governança e responsabilidade empresarial no Ceará. Empresas de diferentes segmentos no Estado estão cada vez mais atentas a práticas responsáveis, sejam com olhares humanos ou ambientais. Há uma mudança de rumo visível e importante. Relevantes marcas e empresas investem não apenas em lucratividade, mas em impactar positivamente o entorno ao redor e o planeta. Nesta terceira edição da Cartilha ESG O POVO contamos os cases das empresas: Sicredi, Ceneged, ArcelorMittal, Alece e Fetrans.
Leia mais
Em diferentes atividades econômicas, elas adotam iniciativas inovadoras em cada um dos seus segmentos. A ArcelorMittal tem compromisso global de buscar a redução de 25% das emissões específicas de CO2 até 2030 e neutralizar a pegada de carbono até 2050. A empresa também definiu a meta global de ter 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030. Ser referência no setor de energia já não é suficiente para a Ceneged. Com quase 20 anos de atuação no mercado, nos últimos anos a empresa cearense calcula que já evitou a emissão de aproximadamente 390 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na natureza a partir da implantação de um projeto relacionado à utilização de combustíveis.
Há 17 anos a Federação dos Transportes (Fetrans) executa um programa para reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera. O “Despoluir” já realizou 4,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, fazendo a medição do teor de fumaça que o carro está emitindo através do equipamento opacímetro.
Leia mais
A cooperativa financeira Sicredi Ceará, com foco no desenvolvimento regional, trabalha educação, transparência, democracia e capacitação para o mercado de trabalho. A formação democrática e o conhecimento sobre as demandas específicas dos associados resultam em soluções qualificadas para a região, refletindo em educação financeira de qualidade e menor endividamento social. As experiências exitosas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em áreas como sustentabilidade, responsabilidade social e governança construíram o caminho para o lançamento do Selo Alece ESG na Gestão Pública, uma iniciativa para multiplicar as boas práticas em todo o Ceará.
O estímulo para a implantação de modelos de desenvolvimento socioeconômico sustentáveis, democráticos e participativos no âmbito estadual é uma importante contribuição da Alece para o Ceará e para a população cearense. Essas histórias inspiradoras estão nas páginas a seguir.
Baixe aqui para ler o PDF.