Caminhos do empreendedorismo: a arte de colocar a mão na massa
A publicitária Luciana Lemos e o jornalista Guilherme Paggiaro realizaram o sonho de ter o próprio negócio e a Ciao encanta a vizinhança com receitas próprias e um ambiente acolhedorAssim como no italiano, “Ciao” escrito na fachada do número 700 da rua Monsenhor Bruno cumprimenta quem passa por ali. A simplicidade do letreiro vermelho em contraste com o muro creme antecipa o aconchego do ambiente, que pode ser espiado pelos janelões de vidro. Essa é a padaria artesanal Ciao Mercato, um suspiro de ternura no Meireles.
Como um casal de comunicadores se tornou um casal de empreendedores? Quem explica é a publicitária e fundadora da Ciao, Luciana Lemos, 40. Ela e o marido, o jornalista Guilherme Paggiaro, 31, tiveram o despertar dessa ideia durante a pandemia, em 2020. Recém-mudados de São Paulo, juntaram a saudade de ter uma padaria artesanal perto de casa com o hobby de se aventurar na cozinha.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Depois de muita pesquisa, cursos de panificação e consultoria com outras padarias, a Ciao nasceu, em abril de 2023. “Inicialmente era só eu e ele. Produzíamos tudo e atendíamos os clientes. Começamos com umas mesinhas, coisa simples, e, na virada desse ano, conseguimos aumentar um pouco mais nossa estrutura. Hoje, estou totalmente dedicada à Ciao, e o Guilherme trabalha aqui e prestando serviço a produtoras de vídeos”, conta Luciana.
Atualmente, além do casal, a equipe do estabelecimento conta com três pessoas. Com um cardápio de lanches e um estoque variado de produtos, a empreendedora destaca que a prioridade é comercializar itens de produção própria. Assim, além dos pães de fermentação natural e longa, a Ciao fabrica, artesanalmente, bolos, cookies, cappuccino, molhos, geleias e pão de queijo. O casal é responsável por criar todas as receitas novas e continua colocando a mão, literalmente, na massa.
“Nossos lanches são feitos com os nossos pães, nossa ricota, nossa pasta de castanha de caju. Eu fico atendendo, o Guilherme fica mais na cozinha, e na semana tem dias que eu passo o dia inteiro fazendo produção. Tem muita gente que me pede para fazer cursos, e é um projeto nosso para o futuro”, planeja a publicitária.
Apesar do crescimento expressivo nos últimos seis meses, Luciana relata que o primeiro ano do empreendimento foi difícil. Os detalhes burocráticos e o alto preço dos tributos a serem pagos são as principais adversidades listadas pela empreendedora. No entanto, ainda que dúvidas e anseios permeiem a jornada do casal, há muito o sonho da Ciao se tornou maior do que qualquer medo.
“Conversar e oferecer comida são algumas das coisas que nos deixam mais felizes. Conseguimos construir um cantinho tão lindo e aconchegante. As pessoas vêm falar comigo: “Meu Deus, que comidas maravilhosas, gostosas”. Isso é o que nos incentiva todo dia e nos faz pensar que estamos indo pelo caminho certo”, declara Luciana.
Dica de quem empreende
O conselho de Luciana para quem vai abrir o próprio negócio é pesquisar sobre o local onde o empreendimento será aberto e entender se a região tem demanda pelo tipo do estabelecimento. Além disso, conhecer bem sobre o ramo da empresa e se capacitar é fundamental.
“Eu entendo de todos os itens que eu ofereço aqui e não fico dependente de um terceiro. Assim, consigo avaliar o produto e se o padrão está sendo mantido. Muitos dos meus clientes reclamam de lugares que não mantêm o padrão, e essa é uma preocupação nossa”, relata.
Ciao Mercato - Padaria artesanal e café
Funcionamento: de terça à sexta, das 10h às 19h, e sábado e domingo, das 9h às 13h
Endereço: rua Monsenhor Bruno, 700, Meireles, Fortaleza
Instagram: @ciao.mercato