O que é saúde mental?

Crise causada pelo coronavírus incita reflexões mais urgentes sobre o tema

07:00 | Out. 22, 2020

Por: O Povo
demanda por programas de bem-estar psicológico teve um salto entre as empresas (foto: freepik)

Com a pandemia, o debate sobre saúde mental tem se tornado mais intenso no Brasil. Isso porque com o medo de contaminação, as perdas e a desesperança causada pela crise econômica, muitas pessoas têm apresentado sintomas de adoecimento mental – e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que o risco é ainda maior para os mais jovens. Ainda assim, como assuntos relacionados a transtornos de ordem psicológica ainda são tabu, muitas pessoas não compreendem o significado de saúde mental.

Afinal, o que caracteriza esse conceito? Segundo o psiquiatra Carlos Wilson Marsaro, o termo “saúde mental” se refere ao conjunto de sentimentos relacionados a fatores externos, como família, trabalho ou relacionamentos.

“A saúde mental diz respeito a como respondemos ao exterior, as emoções que sentimos em relação ao mundo, sejam sentimentos positivos ou negativos”, explica. O conceito ainda tem a ver com a forma como lidamos com esses sentimentos no dia a dia, conciliando o psicológico e as atividades, como trabalho e estudo, por exemplo.

Em casos onde indivíduos detectem mudanças bruscas na saúde mental, como excesso de sentimentos negativos (tristeza, raiva, angústia), o recomendado pelos médicos é que se procure atendimento psicológico ou psiquiátrico especializado. Em casos de emergência, busque ajuda de um profissional.