Como diferenciar a tosse da Covid-19 de outras tosses?
Tosse é um dos sintomas da doença provocada pelo coronavírus, mas também pode estar relacionada a outros fatores; confira
00:00 | Set. 15, 2020
A tosse devido à Covid-19 pode ser seca ou ter secreção. Por isso, ainda não é possível diagnosticar a doença apenas por esse único sintoma.
"Temos nesta doença aspecto que pode variar o tipo de tosse em cada paciente. Então, é necessário observar que a tosse viral vem acompanhada de febre, dores no corpo e falta de ar
muito comumente", explica o otorrinolaringologista Eduardo Younes.
Diferente da tosse viral, a tosse alérgica geralmente se manifesta com um único sintoma. É de curta duração e não é associada à febre, secreção ou catarro abundante. Por isso, diz Younes, tosse alérgica se combate evitando o agente causador (ácaros,fungos, pólen, perfumes). “Além disso, sim, devemos utilizar antialérgicos sempre sob orientação médica”, acrescenta.
Algumas pessoas como Pietro Danziato, 28, por exemplo, costumam ter quadros recorrentes de tosse. "Eu tenho essa tosse desde que me entendo por gente. Lembro que surgiu ali pelo meio da adolescência, mais ou menos quando surgiu a rinite", conta.
Por causa disso, quando sentiu uma piora da tosse, não achou imediatamente que estava com Covid-19. "Nos primeiros dias tossi bem mais, porém não me fez desconfiar que fosse um sintoma da doença. Só comecei a suspeitar que estava doente quando surgiram outros sintomas", lembra.
Quando ele começou a sentir febre, bastante moleza e dor de garganta, foi fazer o exame de PCR e confirmou o diagnóstico de Covid-19. "Meus sintomas duraram coisa de cinco, seis dias.
Sendo os piores os dias três e quatro, quando tive febre. Não cheguei a perder olfato nem paladar", lembra.
TIPOS DE TOSSE
- Alérgica (ácaros, fungos, pólen, perfumes);
- Viral (pneumonia, gripes e resfriados);
- Bacteriana (tuberculose, pneumonia e sinusite);
- Por refluxo gastro esofágico;
- Asmática (bronquite);
- Causada por um tumor.