É hora de reciclar seu lixo plástico; saiba como em e-book gratuito
Projeto A Nata do Lixo oferece e-book gratuito com dicas práticas para reduzir impacto negativo do lixo plástico no meio ambiente
06:00 | Dez. 09, 2022
Para evitar o acúmulo de plástico nos aterros sanitários é preciso reciclar, separar o resíduo para que ele possa ser reutilizado e não acumular lixo. Saiba a seguir como se engajar para reciclar seu lixo plástico.
A maioria das embalagens plásticas dos produtos de limpeza são termoplásticas. Isso quer dizer que elas são recicláveis, e quando aquecidas, suas propriedades químicas não são alteradas e o material pode ser moldado em outros formatos.
Se você prestar bem atenção no rótulo das embalagens de detergente, amaciante, sabão líquido e multiuso, por exemplo, vai ver que cada parte é de um tipo diferente de plástico, mas todos eles são recicláveis. Por exemplo: o frasco é de Pet (1), a tampa é PEAD / PEBD (2,4). Já o rótulo é PP (5). E aí vai uma dica: não precisa lavar a embalagem de produto de limpeza antes de descartar! Acabou, tire todo ar e feche bem.
Você sabia?
Em toda embalagem plástica tem o desenho de um pequeno triângulo, geralmente verde, feito de três setas com um único número no centro. Esse não é o símbolo da reciclagem, como muita gente pensa. É um símbolo que foi criado pela Plastic Industry Association que indica de qual tipo de plástico a embalagem é feita.
Ou seja, os triângulos com números de 1 a 7 no meio são códigos mundiais de identificação do tipo de resina que o produto foi fabricado. Fique atento: os números 1 e 2, tem alta reciclabilidade. O 5 também, mas precisa ser minimamente higienizado antes do descarte. Os números 3 e 4 tem baixa reciclabilidade, e os de número 6 e 7 devem ser evitados a todo custo, pois são zero recicláveis.
O que pode e o que não pode ser reciclado?
Plásticos recicláveis: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico.
Importante: potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Hora do cafezinho!
O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café. E cada vez mais as máquinas de café expresso estão se popularizando. Mas pra onde vai o alumínio da cápsula depois de utilizado?
Uma informação importante é que a cápsula vazia não deve ser descartada junto com o lixo de alumínio reciclável, porque o resíduo da borra do café deve ser precisamente retirado. A solução é que algumas marcas têm programas para recolher suas cápsulas usadas.
A Nespresso, por exemplo, tem coleta na agência dos Correios da rua Senador Alencar, 38, no Centro. E as marcas L’or Espresso, Pilão Espresso e Illy enviam um código para você mandar suas cápsulas usadas pelos Correios. É preciso se inscrever no site da Terracycle que realiza todo o fluxo de forma gratuita.
Dicas práticas para reciclar seu lixo plástico
Quer saber mais sobre o assunto?
Então faça agora o download gratuito do e-book do projeto A Nata do Lixo.