Bateu? Foi multado? Saiba o que fazer!

Se envolver em uma batida de carro é sempre uma dor de cabeça. Cometer infração de trânsito e ser multado também é prejuízo. Saiba como resolver os problemas através da AMC Trânsito

11:53 | Out. 04, 2023

Por: O POVO Lab

Confira os endereços e links de acesso:

Boletim de Acidentes de Trânsito (BAT)

Se você precisa de informações sobre um acidente que ocorreu e foi atendido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), você pode solicitar o Boletim de Acidentes de Trânsito (BAT). Neste registro, são informadas as condições da via, a situação da vítima e dos veículos envolvidos.
Para ter acesso ao documento é preciso informar o Renavam, a placa do veículo e o número do boletim, que é informado no momento do acidente.

A finalidade do BAT é levantar dados para fundamentar as intervenções de trânsito, além de ser utilizado como uma comprovação oficial de que houve o acidente junto às seguradoras e no âmbito judicial.

Link do serviço:
https://ebat.amc.fortaleza.ce.gov.br/

Consulta de penalidades

O proprietário de veículo que precisa ter informações sobre multas de trânsito e infrações cometidas a partir de junho de 2018 pode acessar notificações e boletos para pagamentos através da AMC Trânsito. O serviço disponibiliza imagens quando a infração tiver sido captada por radares, e é possível visualizar autos de infração, Notificação de Autuação, Notificação de Penalidade e Boleto para pagamento, além de antecipação de penalidade. Para acessar as informações é preciso indicar a placa e Renavam do veículo.

Link do serviço:
https://amctransito.com.br/

Defesa de Autuação

O cidadão recebe uma Notificação de Autuação, antes de ter uma penalidade aplicada. Ao receber essa notificação, o proprietário do veículo deve entrar com recurso administrativo, preenchendo um formulário no qual irá justificar a sua defesa. Além do formulário, deve apresentar a cópia da notificação de autuação (frente e verso), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou RG e CPF, o CRLV do veículo e documentos que comprovem a defesa. Após o preenchimento do formulário e envio dos documentos, o recurso é analisado e, caso seja deferido, a notificação de autuação não é transformada em multa.

Além de fazer tudo de forma online, o usuário também pode recorrer a notificações de penalidade em diferentes endereços. O serviço precisa ser agendado.

Link do serviço:
https://amctransito.com.br/

Endereços:

Sede da AMC - De Segunda a Sexta, Das 8h às 17h
Av. Desembargador Gonzaga, 1630 - Cidade dos Funcionários

Central da Cidadania - Câmara Municipal de Fortaleza - De Segunda a Sexta, Das 8h às 17h
Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro

Casa do Cidadão - Shopping Iguatemi Bosque - De Segunda a Sexta, Das 8h às 16h30
Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz

Vapt Vupt Antônio Bezerra - De Segunda a Sexta, das 8h às 17h
Rua Demétrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra

Vapt Vupt Messejana - De Segunda a Sexta, das 8h às 17h
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602 - Messejana

Vapt Vupt Shopping RioMar Fortaleza - De Segunda a Sexta, Das 8h às 17h
Av. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Piso L2 - Papicu

Pátio da AMC - De Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, das 8h às 13h
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 5800 - Passaré (não é necessário agendar - somente para os casos de remoção de veículos e negociação de débitos)

Vapt Vupt Centro - De Segunda a Sexta-Feira, Das 8h às 17h

Shopping Central – Rua Senador Pompeu, 856 – Centro, Fortaleza

Recurso à JARI

Se você receber uma multa, o recurso à Jari é a primeira instância para recorrer. Ao receber a notificação de penalidade, o usuário pode justificar a defesa em um formulário, expor todos os motivos que comprovem o não cometimento da infração. É necessário também apresentar a cópia da notificação de penalidade e os documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou RG e CPF, além do CRLV do veículo.
Uma comissão, intitulada Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), analisará o requerimento. Caso seja deferido, a multa será arquivada.
Todo esse procedimento pode ser realizado online ou presencial nos endereços já citados acima.

Link do serviço:
https://amctransito.com.br/

Recurso ao CETRAN

O recurso ao Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) é a segunda e última instância administrativa para recorrer de uma multa. Após ter o seu recurso indeferido pela Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), o condutor tem ainda uma última oportunidade de recorrer a multa. O procedimento é similar ao anterior, é preciso preencher um formulário justificando a defesa e anexar a cópia da carta da JARI, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outro documento de identificação e do CRLV do veículo. Esse serviço deve ser realizado presencialmente.