Enem 2024 tem 26,6% de faltosos e quase cinco mil eliminados no primeiro dia de prova
Taxa de faltosos foi menor do que na primeira prova de 2023, de 28,1%. Cerca de 5 mil participantes foram eliminados por não seguirem as regras da provaO primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que ocorreu neste domingo, 3, registrou a presença de 73,4% dos mais de 4,3 milhões de inscritos. Cerca de 26,6% dos candidatos não compareceram ao local de prova.
O dado preliminar foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa nesta noite.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme o ministro, a taxa de faltosos foi menor do que a registrada em 2023, quando 28,1% dos inscritos não compareceram ao primeiro dia de prova.
Clique aqui para assistir no YouTube
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame, registrou ainda 4.999 participantes eliminados por não seguirem regras.
De acordo com Camilo, as intercorrências foram dentro da média de outros anos de Enem. Alguns casos que causaram perturbação da ordem pública no local de prova devem ser investigados pela Polícia Federal.
LEIA: "Tema moderno e acessível": professores avaliam redação do Enem 2024
Alguns dos motivos que levaram à eliminação de candidatos foi deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação, portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender às orientações dos fiscais.
Outros 689 candidatos tiveram a realização da prova prejudicada ou interrompida por emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.
Estes candidatos devem verificar se estão aptos a solicitar a reaplicação da prova. O período para a solicitação é de 11 a 15 de novembro e a reaplicação está prevista para ocorrer nos dias 10 e 11 de dezembro.
O ministro afirma que ainda deve receber dados consolidados para saber quem são as pessoas que mais se ausentaram. Ele comemorou o aumento na taxa de inscrição de alunos do último ano do ensino médio, que chegou a 100% dos estudantes do 3º ano das escolas públicas em 14 estados.
No Ceará, 250 mil candidatos eram esperados em 758 locais de prova espalhados por 120 municípios. O Estado foi um dos que teve 100% dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública inscritos na prova, correspondendo a 113 mil pessoas.
A prova aplicada no primeiro domingo consistiu em 45 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de Ciências humanas e suas tecnologias e uma redação.
Em Fortaleza, João Vitor Soares, 18, concluinte do ensino médio, achou a prova difícil, principalmente nas questões de Linguagens. “Agora pretendo descansar e começar a estudar de novo para o segundo dia”, afirmou o estudante.
Já o treineiro Matheus Arsene, 16, teve mais dificuldade na prova de Ciências humanas. “Foi a primeira vez que fiz a prova. Senti muita dificuldade na parte de humanas, sobretudo em geografia e filosofia”, disse.
Para o diretor geral do Curso Anglo, Viktor Lemos, a prova de gramática teve um nível intermediário. No entanto, a prova de filosofia teve um nível mais elevado.
“Em geral, foi uma prova bastante abrangente, moderna nas questões de linguagens, caindo temas como memes e fake news em gramática e texto e também o tema da variação linguística, muito presente tanto na prova de linguagens quanto na prova de espanhol”, explica.
Na prova de Ciências humanas, o professor chamou atenção para a falta de questões sobre Brasil Colonial e História Antiga, além da pouca utilização de tabelas, gráficos ou mapas.
As provas de Matemática e Ciências da Natureza serão aplicadas no próximo domingo, dia 10 de novembro. (colaborou Sofia Herrero)