Sisu 2024: cursos aparecem sem nota de corte após fim de inscrições

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 teve série de problemas até a quinta-feira, 25, no período de inscrições; resultados saem na terça-feira, 30

00:59 | Jan. 26, 2024

Por: Bemfica de Oliva
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) determina as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino no Brasil por meio das notas do Enem (foto: Reprodução / Estratégia Vestibulares)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 apresentou, na madrugada desta sexta-feira, 26, mais um problema. Estudantes que acessavam o sistema se deparavam com a informação de que diversos cursos não têm nota de corte disponível.

A mensagem deveria ser exibida somente em situações nas quais há menos candidatos inscritos que vagas disponíveis em uma modalidade. Nestes casos, todos os estudantes que concorrem àquela modalidade são aprovados para matrícula naquele curso.

O texto, porém, era exibido mesmo para graduações com alta concorrência. O POVO acessou o sistema nesta madrugada e abriu a página de informações dos cursos mais procurados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Quase todos apresentaram a mensagem de erro.

Na página detalhando as notas de corte para o curso de Medicina, por exemplo, a informação era de que nenhuma das modalidades, cotas ou ampla concorrência, tinha nota mínima para aprovação. A mensagem exibida é sempre a mesma: "não havia nota de corte nesta modalidade porque a quantidade de candidatos inscritos era inferior à quantidade de vagas".

Resultado do Sisu será divulgado somente na próxima semana

A informação pode confundir candidatos que buscavam descobrir a nota de corte final dos cursos no Sisu 2024. O resultado, no entanto, ainda não está disponível.

As notas de corte parciais do Sisu 2024 foram divulgadas até essa quinta-feira, 25, último dia de inscrições. A pontuação final para aprovação em cada curso, porém, será apresentada apenas na próxima terça-feira, 30.

O POVO entrou em contato com o Ministério da Educação para pedir informações a respeito do problema. Este texto será atualizado caso o órgão responda.

Mais sobre Enem e Sisu