Enem 2023: Região Nordeste concentra 42% das redações nota mil

Ao todo, foram 60 notas mil no Brasil, sendo 25 no Nordeste. Ceará teve quatro. Apesar dos dados positivos da região, apenas uma das redações com nota máxima foi escrita por aluno da rede pública

09:28 | Jan. 17, 2024

Por: Taynara Lima
25 DAS redações nota mil foram do Nordeste (foto: FERNANDA BARROS)

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgadas nessa terça-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Nordeste é a região com o maior número de candidatos que atingiram a nota máxima na redação.

Ao todo, no País, 60 estudantes atingiram a pontuação máxima na produção textual, que teve como tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Desse número, 25 são do Nordeste, representando cerca de 41,6% do número total. Piauí e Rio Grande do Norte tiveram o maior número de redações nota mil, com 6 cada. Em seguida, vêm Bahia (4), Ceará (4), Sergipe (3) e Pernambuco (2).

Entre as produções que atingiram nota máxima na região, apenas uma foi de um estudante da rede pública, no Rio Grande do Norte. No Brasil, esse número sobe para quatro, com redações do Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1).