Sisu: veja como notas de corte são calculadas com Enem
Notas são utilizadas para diversos programas de governo como o Sisu e o ProUni. Veja como são calculadas as notas de corte com o Enem
13:59 | Jan. 16, 2024
Depois da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, os candidatos utilizam as notas para ingressar na universidade por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Os sistemas calculam a relação entre notas e classificação do candidato usando a nota de corte, ou seja, a nota mínima necessária para conseguir a aprovação na vaga desejada.
Leia mais
Como é calculada a nota de corte com o Enem?
A nota de corte é calculada a partir da média das notas de cada área do conhecimento cobrada no Enem: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação.
É preciso somar as notas obtidas em cada uma e dividir por cinco. O estudante pode fazer esse cálculo por conta própria, para fins de conhecimento, mas os sistemas do Sisu, por exemplo, calculam automaticamente e informam a posição do candidato.
Leia mais
Assim, os estudantes que tiraram as maiores notas serão aprovados e a nota de corte será a do estudante aprovado na última posição/vaga;
Como saber a nota de corte no Enem?
Para conferir a nota de corte, é necessário acessar os sites dos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), durante o período de inscrições, selecionar o curso desejado e a universidade.