Rede de apoio no Enem: famílias acompanham candidatos antes da prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) move pais, filhos e, talvez, a família toda para a realização do ingresso no ensino superiorO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas mais importantes da vida estudantil quando se trata do ingresso ao ensino superior no Brasil. O sonho de estar na universidade move cotidianamente pais, filhos e, talvez, a família toda, para a busca do diploma e possivelmente a ascensão social.
O primeiro dia de prova acontece neste domingo, 5, e exemplos dessa rede de apoio foram encontrados em locais de prova em Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Júlia dos Santos Silva, 17, foi acompanhada por sua avó, Joanita, 66, para fazer a prova do Enem. "Estou com expectativas boas", afirma a estudante.
Ela decidiu chegar mais cedo porque iria de ônibus, então não queria arriscar se atrasar. A estudante chegou por volta de 10h30min à Universidade de Fortaleza (Unifor) e recebeu o apoio de sua família ao longo de todo o ano.
"Estou confiante naquele lá de cima: Deus. É uma menina muito lutadora pelo que ela quer e ela vai conseguir. Tenho fé em Deus. Em primeiro lugar, Deus. Em segundo, ela", compartilha a avó.
Maria Matielly, 15, foi acompanhada por seu pai, Marcelo Glayson, 46, em sua primeira prova do Enem. O microempreendedor fez questão de estar ao lado da filha nesse momento importante da vida.
"As expectativas são as melhores, sem pressão, para ela se familiarizar com o ambiente, para que mais tarde siga seu caminho de forma agradável", relata Marcelo.
Maria pensa em cursar Psicologia e está confiante para a sua primeira experiência. Em 2023, ela focou na escola, mas pretende investir mais nos estudos para a prova.
Marcelo compartilha o companheirismo enquanto pai: "Para nós, sempre é um passo adiante que a gente segue na vida dos nossos filhos para que eles tenham bons ventos".
"Por ser um pouco mais velho, talvez a gente não tenha tido essa proximidade com nossos pais, entendendo que a gente batalhou e sofreu mais para que eles possam ver que é possível. A gente acompanha, torce e faz de tudo para que o caminho dela seja melhor ainda", declara.
Logo após o fechamento dos portões para a prova do Enem, o casal Yoana Alcoforado e Carlos Alberto se estabeleceu nos arredores da Universidade de Fortaleza com dois banquinhos. Eles irão aguardar pela filha, que, no primeiro ano do Ensino Médio, já faz o Enem pela segunda vez — assim como os pais permanecerão à sua espera por mais um ano.
Yoana revela que eles ficam no local até o término da prova para dar maior apoio, uma vez que a filha ainda se sente insegura com a prova. "A preparação dela foi boa, está bem mais confiante do que no ano passado. Hoje ela está bem mais tranquila", compartilha. (Colaborou Victor Marinho)
Sobre o Enem 2023
Neste domingo, 5, os candidatos respondem 90 questões, divididas entre 45 de Linguagens e Códigos e mais 45 de Ciências Humanas. Além das questões objetivas, os estudantes terão que desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, cujo o tema é descoberto na hora da prova.
O exame acontece por dois domingos consecutivos e seleciona estudantes para vagas no ensino superior (redes privadas e públicas), por meio do acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
Enem 2023: assista ao vivo à transmissão do O POVO
A partir das 19 horas, os estudantes poderão acompanhar ao vivo a correção e comentários da prova através da transmissão da organização educacional Farias Brito em parceria com O POVO. A disponibilização acontece nas redes do O POVO — Facebook, X (antigo Twitter), YouTube e TikTok.