Enem 2023: estudante sonha em ser a 1ª da família a entrar na faculdade
A estudante Amanda Evelly, de 19 anos, é uma das candidatas da edição do Enem este ano e compartilha sua confiança e sonho de ingressar na universidadeEm um dos locais mais movimentados de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Universidade de Fortaleza (Unifor), está a estudante Amanda Evelly, 19. Com sonho de cursar Design de Moda e ser a primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior, ela conta que o processo foi árduo e espera bons resultados.
"Quais são as minhas expectativas para a prova? Sendo bem honesta, eu não espero menos que mil. Eu planejei qualquer coisa que pudesse dar alguma margem de erro”, conta a estudante com cinco canetas na mão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A afirmação se encontrava com a realidade não apenas pela quantidade de canetas que havia trazido ou pelos alimentos que carregava consigo, mas principalmente pelo esforço que empenhou ao longo do ano.
Amanda estudou por conta própria, com o auxílio de um curso preparatório on-line. Ela concluiu o Ensino Médio em 2022 e havia feito o Enem no mesmo ano, mas "não estava nem com a metade da preparação" que teve em 2023 — a pandemia teve grande influência ao longo desse processo, pois "acabou com o ritmo".
"Foi um esforço que tive que fazer para voltar a ser dedicada. Eu era bem rígida comigo mesmo", confessa.
A estudante levou aproximadamente 40 minutos para chegar ao local de prova. Ela foi de carro, pois não queria arriscar precisar de mais tempo caso fosse de ônibus. (Colaborou Miguel Araújo)
Enem 2023: domingo é de provas de Linguagens e Ciências Humanas
Neste domingo, 5, os candidatos respondem 90 questões, divididas entre 45 de Linguagens e Códigos e mais 45 de Ciências Humanas. Além das questões objetivas, os estudantes terão que desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, cujo o tema é descoberto na hora da prova.
O exame acontece por dois domingos consecutivos e seleciona estudantes para vagas no ensino superior (redes privadas e públicas), por meio do acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).